Início Traduções Tradução: Qual foi o Primeiro Filme de Terror?

Tradução: Qual foi o Primeiro Filme de Terror?

2497
0
COMPARTILHAR
Tradução Qual foi o Primeiro Filme de Terror

Fazendo pesquisa sobre o resumo, análise literária e as influências culturais de O Médico e o Monstro, acabei achando esse interessante post do “Monsters of Arts” sobre o primeiro filme de terror publicado.

Não sei ao certo se esse é de fato o primeiro filme de terror de todos os tempos. Mas mantenho a tradução fiel ao que foi postado no blog.

Qual foi o Primeiro Filme de Terror?

Escrito por Fi Mauro em 25 de janeiro de 2018.

Quando você começa um argumento com uma pergunta como: “Qual foi o primeiro filme de terror?” Outras perguntas seguem como “O que é um filme de terror”, “O que é um filme”, “Quem é você?”

Frankenstein de Edison (1910)

Rich Dress fez uma firme alegação no “FilmbuffOnlin” em “Frankenstein de Edison, o primeiro filme de terror” (você consegue imaginar qual filme ele acredita ser?)

Frankenstein foi criado pelo “Edison Motion Picture Studios” (sim, de Thomas Edison, inventor da lâmpada) em 1910 e o estúdio foi proativo em remover quaisquer cenas da história que eles pensaram ser muito intensa para o público.

Segue a nota da companhia:

“Para aqueles familiarizados com o enredo da Senhora Shelly, será evidente que nós cuidadosamente emitimos qualquer possibilidade de chocar qualquer parte da sua audiência.

Ao fazer o filme, a Companhia Edison tem cuidadosamente elimitado qualquer situação repulsiva e concentrou seus esforços nos problemas psicológicos e místicos que são encontradas nessa estranha história.

No entanto, dessa forma, o distanciamento de sua história original e feita de forma a eliminar o que seria repulsivo para uma audiência de cinema.

Frankenstein de 1910 está em domínio público e vale a pena assistir se você nunca assistiu antes. E não há dúvida que ele é um filme de terror.

Ele mostra um monstro direcionado as partes mais antigas do cérebro de sua audiência. As partes que causam gritos ou risadas, ou pequenos intervalos de incontinência urinária. Não é errado apontar Frankenstein de 1910 e dizer que é… digno de nota. Mas é o primeiro filme de terror?

Outros competidores

Infelizmente para o time Frankenstein, O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll e Mr. Hyde) apareceu mais cedo, em 1908. Produzido por “Coronel” William Selig, esse simples e moralista “Médico e o Monstro” de 1908 mostra o nobre rapaz, Dr. Jekyll, se viciando no elixir que liberta o ogro assassino dentro de si. (Não use drogas, crianças!)

A empresa Sellig Polyscope fez centenas de filmes, e em retrospecto, seria estranho se eles nunca tivessem apropriado de uma “história estranha” ou duas.

O Médico e o Monstro de 1908 está perdida hoje em dia, como a maioria dos filmes do começo do cinema. Então fiquem com esse pequeno esqueleto dançante, cortesia dos Irmãos Lumière de 1897.

O cinema francês no berço do cinema

Louis e Auguste Lumière foram pioneiros na tecnologia de cinematografia, e eles eram obviamente mais do que bebês comendo café da manhã e trens chegando em estações. Desde o dia que nasceu, o cinema foi tanto quanto enganar o olho como informar a mente. Mas é esse garotão a estrela do nosso primeiro filme de terror? Não, mas foi por pouco.

George Méliès foi um ilusionista de palco que tentou comprar os mecanismos cinematográficos dos irmãos Lumière e dito firmemente para se afastar da indústria. Mas os Lumières dificilmente seriam os únicos nomes nas batalhas de patentes da nascente do cinema, e Méliès ainda foi capaz de montar uma companhia de cinema por conta própria.

Méliès é reverenciado hoje pelas suas produções fantásticas e efeitos especiais, incluindo o icônico “A Viagem a Lua” (le voyage dans la lune), o primeiro filme de ficção científica (há menos argumentação sobre esta obra).

Em 1896, Méliès fez um filme chamado “Le Manoir du Diable”, (A mansão do Diabo) com traduções que variam (em inglês) de “The House of the Devil”, “The Haunted Castle” e “The Devil’s Castle”. É uma clássica história “garoto encontra demônio”, “demônio quase derrota garoto”, “garoto derrota o demônio com um crucifíxo” (Spoiler do século XIX).

Uma história medieval que seja, mas a apresentação era fora de linha. E esse é, enfim, o primeiro filme de terror, aproveitem!

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here