Início Games Análises Lovecraft, o Horror cósmico, Eldritch e Silent Hill

Lovecraft, o Horror cósmico, Eldritch e Silent Hill

3856
0
COMPARTILHAR
Lovecraft, o Horror cósmico, Eldritch e Silent Hill

Horror cósmico e eldritch horror são termos imprecisos sobre a obra de Lovecraft, como entender esses termos com a ajuda de Silent Hill?

Horror cósmico e eldritch horror são termos usados livremente para se referir a obras influenciadas ou pertencentes a Lovecraft. Porém ambos não significam exatamente a mesma coisa.

Felizmente, ao passear um pouco no reddit do Lovecraft, dei de cara com um print do que parece uma postagem no tumblr (sou velho, não reconheço essas redes sociais) explicando a especificidade de cada um dos termos.

Não apenas isso, mas para ilustrar o exemplo, foi usado o conceito e influência da cidade Silent Hill em seus personagens e a existência de Pyramid Head, seu mais famoso monstro.

Como grande fã tanto de Silent Hill como Lovecraft, não posso negar que já pensei um pouco nessa ligação. mesmo sabendo que o conceito do primeiro jogo foi muito mais baseado na literatura de Stephen King e na febre ocultista no Japão dos anos 80 (talvez fale um pouco mais sobre isso num futuro texto).

Sem mais delongas, vamos a tradução.

Eis a tradução da postagem:

Eldritch (palavra usada para o horror lovecraftiano que pode ser traduzida como antigo, ancião, sobrenatural) é mais sobre “ancestral e incompreensível, impossível de compreender plenamente com a mente humana e mortal”.

Se um monstro é apenas bem legal, mas completamente compreensível com partes gelatinosas bem, isso é massa! Mas não é necessariamente eldritch.

Nós geralmente usamos tentáculos para horrores lovecraftianos porque tentáculos nos lembra das desconhecidas e alienígenas profundezas do oceano, e isso é massa demais, mas tipo. Um polvo não é eldritch.

Por exemplo, Pyramid Head é um monstro muito foda que também é uma divindade, mas numa escala de eldritch para euclidiano (da geometria euclidiana, de formas perfeitas e conhecidas), onde “0” é inteiramente mundano e dez é horror lovecraftiano do desconhecido, Pyramid Head é provavelmente 4?

Ele não pode fazer nada sem se manifestar fisicamente, e sua manifestação basicamente segue as regras da física quando ele interage com o mundo. O facão é apenas um facão.

Ele ganha pontos por se manifestar aleatoriamente, existir num estado de limbo desconhecido quando ele não está te atormentando e tendo uma vida interna desconhecida, se é que ele sequer tem uma.

A dimensão de Silent Hill em si mesma, no entanto, é algo tipo “9”. É uma exceção de estado de loucura misteriosa e desconhecida. Loucura, ou comunhão com o divino, da qual é uma alucinação em êxtase.

É um lugar com uma mente independente, com manifestações tanto literais como alegóricas. Ela corrompe tudo o que toca. Ela ocupa espaços liminais extensos, define suas próprias barreiras nos piores dos tempos.

Fadas podem ser euclidianas, ou podem ser eldritch dependendo do escritor. Fadas euclidianas nascem (e provavelmente morrem) no mesmo corpo, sem nunca mudar; tem poderes com limites claramente definidos; podem ser sábias, mas são limitadas pelo seu próprio escopo de experiência, que é de onde elas tiram sua sabedoria.

Já as fadas lovecraftianas podem corpos confusos, fundamentalmente inumanos; podem ter poderes que não fazendo sentido nenhum, ou que são aterrorizadores se pensados com muita atenção; seus desejos e objetivos não se alinham com os desejos e objetivos humanos; entender completamente sua perspectiva no mundo poderia quebrar a mente humana e levar alguém a loucura.

O eldritch é tanto profundamente aterrorizador ou sublime, ou mesmo ambos. É estranho. O quão mais familiar, menos eldritch, e está tudo bem! Há etapas, eu colocaria a maioria das Hive Minds (consciências coletivizadas) em algum lugar nessa escola, geralmente na parte mais baixa, a propósito.

Uma segunda postagem:

Após essa contribuição, o mesmo usuário ainda propôs uma escala cartesiana (sim, eu também peguei a ironia de uma escala cartesiana para definir horrores não euclidianos. Eu, você e mais três nerds no mundo rimos disso) para mostrar as semelhanças e diferenças entre horror cósmico e eldritch.

O usuário escreve:

A chave para o horror eldritch é a falta de capacidade de ser entendido completamente por mentes humanas. Um “10” na escala eldritch é algo que quebra completamente sua mente se você tentar entendê-la completamente.

E há diferenças entre eldritch e horror cósmico. Eldritch é sobre o estranho e o desconhecido, cósmico é sobre a escala, como literalmente no tamanho mas como também “infinitamente mais poderoso que nós e imparável em sua vontade”.

É sobre a inevitabilidade e a relativa insignificância dos humanos em um vasto universo. Cheio de vastas forças que são alheias na melhor das hipóteses, e malignas em seu pior.

Esses conceitos apenas coincidem bastante por que, você sabe, conceber uma divindade cósmica ancestral e infinitamente poderosa como sendo real, poderia ir além da nossa compreensão mortal.

O Coeficiente Cósmico/Eldritch

Finalizando seu ponto, o usuário monta um pequeno gráfico que ilustra melhor o seu ponto. Eu não só traduzi o gráfico, como adicionei conceitos e ideias próprias e troquei algumas para um contexto mais fácil de compreender no Brasil.

Confira abaixo na imagem:

 

Espero que tenham gostado da tradução e, se quiserem, talvez grave um vídeo explicando exatamente por que decidi usar essas posições no gráfico.

LEIA MAIS

Lovecraft: Muito além de Cthulhu

Compreendendo a obra de Lovecraft

Simbolismo e Literatura Infantil em Silent Hill 1

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here