Início Reviews e Guias Lovecraft: Muito além de Cthulhu

Lovecraft: Muito além de Cthulhu

2886
0
COMPARTILHAR

Lovecraft é hoje, um fenômeno pop da literatura de horror, e boa parte dessa fama vem de Cthulhu, uma de suas inúmeras criações. A criatura, que assim como outras, não pode ser pronunciada pela fonética de humanos. E seu nome escrito é apenas uma aproximação do que ele realmente significa.

Boa parte da fama de Lovecraft e seu monstro vem do RPG de mesa chamado Call of Cthulhu. Que é livremente baseado no conto de mesmo nome e outras histórias que envolvem o Cthulhu Mythos. Ou, a saber, a cosmologia baseada nas histórias do autor que circulam sobre o mesmo tema e que é constantemente expandido com novas aventuras na plataforma.

Porém, devido a essa referência, grandes histórias do autor acabam ficando em segundo plano ou mesmo caindo no esquecimento. Se você deseja conhecer outras histórias de Lovecraft, esse artigo é para dar algumas dicas imperdíveis do autor para quem quer começar a leitura.

Mi-go | The H.P. Lovecraft Wiki | Fandom

Um sussurro nas trevas

Após o aparecimento de estranhas criaturas boiando nos lagos de Vermont, um estudioso relaciona os acontecimentos com as crenças populares da região. Nosso protagonista da história, um folclorista da região, decide investigar o acontecido e acaba encontrando algo muito maior do que imaginava.

Este conto é um dos meus favoritos de Lovecraft, senão o maior. Em uma pequena experiência com a ficção científica, Lovecraft transporta os temores do horror cósmico ao contato de uma raça humana que, através de um acordo com a promessa de vida eterna, pretende escravizar os humanos e usá-los numa guerra cósmica pela sobrevivência.

 

Eu pessoalmente amo os nomes que Lovecraft dá a suas histórias e, neste caso especial, sinto arrepios toda vez que leio a passagem onde entendemos o contexto desse sussurro na escuridão. A narrativa também é recheada de cartas e epístolas, artifício muito utilizado em romances góticos e que eu sempre adoro.

Dagon (Ancião) • Entidades • H.P. Lovecraft | Cthulhu, Hp ...

Dagon

Se eu fosse recomendar um único conto, bastante curto, para que qualquer pessoa possa compreender os principais elementos da obra de Lovecraft, Dagon seria com certeza minha melhor escolha. 

O conto começa com um narrador sem nome que descreve com detalhes, os acontecimentos que lhe sucederam após ter seu navio capturado por uma frota alemã na primeira guerra, ter conseguido escapar após um descuido dos mesmos, e o que aconteceu com seu pequeno barco após um tempo perdido no oceano.

Terrivelmente traumatizado devido a experiência que teve e se auto administrando doses de morfina para lidar com o trauma (medicina da virada do século, minha gente), o narrador descreve sua experiência ao encontrar com Dagon em uma caverna submarina que fora trazida à superfície junto com o lodo do solo oceânico devido a uma erupção vulcânica.

A criação de Dagon é influenciada pela existência de uma divindade no mesmo nome adorada por Assírios, Filisteus, Fenícios e outros povos da mesopotâmia durante a Idade do Bronze, representando um deus da fertilidade e associado ao mar por sua forma meio peixe meio humana. Seu mito no universo lovecraftiano seria melhor explorado na próxima história.

A sombra de Innsmouth | O único livro de H.P. Lovecraft =/

A Sombra Sobre Innsmouth

Um estudante em turismo pela região da Nova Inglaterra decide fazer uma parada na misteriosa cidade de Innsmouth e, ao tecer uma densa narrativa sobre arquitetura e urbanismo da região, percebe que sua população tem uma desfiguração de pele e facial única e nota um constante estado de estranheza que justifica o isolamento dessa pequena cidade portuária.

Com o tempo, o narrador descobre que tudo está relacionado a Ordem Esotérica de Dagon, um culto da cidade que planeja miscigenar a população humana com o povo do oceano. As pessoas proeminentes dessa mistura nascem com aspectos humanos mas vão adquirindo feições marinhas conforme envelhecem.

Aqui vemos uma característica nada sutil do preconceito elitista de Lovecraft contra a miscigenação e imigração. Porém temos um desenvolvimento de certa forma irônico quando o protagonista percebe que ele próprio tem descendência miscigenada e ele mesmo começa a mostrar os sintomas da miscigenação. Talvez por o próprio Lovecraft tenha se dado conta que sua linhagem não era tão nobre quanto ele imaginava.

EspecialLovecraft - A Cor que Caiu do Céu - Resenhando SonhosA Cor que Caiu do Espaço

Um meteorito cai do céu numa pequena cidade rural americana. Ao se partir, um misterioso líquido de cor impossível de se descrever contamina o solo e transforma lentamente toda a região, colorindo a grama, a terra e até mesmo as pessoas com sua cor misteriosa. A família que reside no terreno onde o meteorito caiu também acaba cercada por acontecimentos misteriosos.

Como muitas histórias do Lovecraft, toda a narrativa é contemplada pela visão de um narrador destinado a fazer um estudo de natureza acadêmica e acaba esbarrando no grande mistério. A forma lírica como Lovecraft usa para descrever suas histórias trás um aspecto muito interessante ao tentar descrever uma cor que não existe. É uma experiência única!

the thing on the doorstep | Tumblr

A Coisa na Soleira na Porta

Neste conto, Lovecraft mergulha profundamente no ocultismo e bruxaria para construir sua narrativa. A história circula na preocupação do protagonista com seu amigo, que se apaixonou e agora mora com uma mulher estranha com fama de bruxa e que era filha de um poderoso mago da região.

A narrativa vai lentamente se aprofundando no caráter fantasioso e nefasto do ocultismo e, assim como em “O sussurro nas trevas” quando lemos a passagem que dá nome ao conto, não tem como não sentir um leve arrepio na coluna.

EspecialLovecraft - A Música de Erich Zann - Resenhando SonhosA Música de Erich Zann

Uma outra característica notável nos contos de Lovecraft é como ele poderia pegar as coisas mais simples e ainda sim dar um toque fantasioso, até malígno, no mais mundano dos conceitos ou objetos.

A inovadora tecnologia do ar condicionado? O misterioso conto “Ar frio”. Formas geográficas não euclidianas? Criaturas com contornos e formas impossíveis! Cores fora do espectro de luz que enxergamos? A cor que caiu do espaço!

Nesse conto, temos literalmente um protagonista que está enfeitiçado pela técnica insólita e única de um violinista que parece nunca ter existido, levando o nosso protagonista a beira da loucura.

Mais Lovecraft, menos Cthulhu

Gostou das recomendações? Tem outras histórias que deveriam ser mencionadas? Deixe sugestões nos comentários.

Todos os contos que listei se encontram nas mais diversas antologias publicadas no brasil como as da Martin Claret ou as edições de bolso da L&PM.


Já fiz uma análise mais aprofundada sobre os diversos elementos que constroem as narrativas de Lovecraft, leia no link abaixo
https://historiadorgeek.com.br/index.php/2017/01/06/compreendendo-a-obra-de-lovecraft/

Facebook Comments