Início Games Caçador de Indie Caçador de Indie: missed messages | 2019 (PC) – Review

Caçador de Indie: missed messages | 2019 (PC) – Review

1952
0
COMPARTILHAR
Caçador de Indie missed messages - 2019 PC

Resumo

missed messages é uma curta experiência narrativa independente. O jogo é desenvolvido apenas por uma pessoa, Angela He e mistura elementos de horror psicológico, drama, e romance adolescente, com uma sensibilidade estética única.

Jogabilidade

missed messages é um misto de visual novel e point n’ click onde interagimos com o mouse no ambiente e ao escolher decisões que mudam os rumos da história.

Com uma jogabilidade simples e intuitiva, o jogo é excelente para aqueles que não estão familiarizados com jogos digitais e aqueles que buscam uma bela narrativa entregue de uma forma simples, mas construída cuidadosamente.

Entretanto, não se engane, por trás dessa jogabilidade há uma história bastante punitiva para aqueles que ignorarem o que está a sua volta.

Enredo

Você joga na pele de uma garota entre seus vinte anos que mora no dormitório da universidade com uma colega de quarto, reclusa e com problemas familiares. Nesse ínterim você recebe uma foto por AirdDrop (programa de compartilhamento de arquivos via Wi-Fi) de uma garota misteriosa. Dessa maneira colocando você entre escolhas aparentemente simples, mas que podem ser decisivos na narrativa.

Com uma narrativa direta e personagens femininas bem escritas e complexas. O enredo pode desenrolar em uma narrativa romântica, dramática e até mesmo com nuances de horror psicológico.

Gráficos e Estética

Misturando artes que parecem desenhadas em aquarelas com desenhos digitais de gráficos mais completos, o gráfico do jogo nos convoca um ambiente bonito e bem trabalhado.

Com detalhes e paletas que variam conforme os rumos que a narrativa toma. O jogo inclusive usa com um pouco do “glitch horror” que já comentei numa postagem minha no facebook.

Ao mesmo tempo que desenvolve jogos, Angela He é também artista gráfica com excelentes obras públicadas em seu perfil no devianart onde podemos ver seu estilo delicado que, assim como no jogo, se movimenta entre o fantástico, romântico mas também assustador e perturbador.

Trilha sonora e sonoplastia

A trilha sonora é parte vital da experiência do jogo e um prato cheio para amantes de música independente. Composta completamente por artistas entre o Chill Out, Lo-Fi Hip Hop e outros gêneros que tomam em playlists intermináveis com uma menina estudando. Cada música é uma peça chave do momento narrativo em tela.

A música principal, chamada “Its Just Another Day“, com sua batida lenta, misteriosa e até dramática, é uma perfeita síntese para o jogo. Sua autoria é de ktvsky que, se não há algum erro em seu perfil do bandcamp, é um artista bem complexo. A música é remix Lo-Fi Losing Interest de Shiloh Dynasty & CuBox que já é em si, uma gravação Lofi.

Só para ilustrar a beleza dessa trilha sonora, deixo abaixo uma playlist do Spotfy que encontrei com as músicas do jogo.

Uma experiência curta e interativa

É possível terminar o jogo num intervalo de 30 minutos, mesmo interagindo com a maior parte do cenário. Perfeito para um mundo corrido onde pouco tempo temos para fazer o que mais gostaríamos.

O jogo não tem tradução para português, o que pode ser um empecilho para uns, mas uma oportunidade para outras. Devido aos seus diálogos simples e minimalistas, é uma oportunidade perfeita para aprender inglês. Eu mesmo uso esse jogo em minhas aulas particulares.

Conclusão (Sem Spoilers)

É bastante difícil falar de um jogo tão pequeno e ainda sim, tentar evitar inevitáveis spoilers de sua história. Caso o jogo já tenha prendido sua atenção, recomendo fortemente que você experimente sua narrativa antes de continuar esse texto.

Pros:

  • Arte e estética simplesmente incrível
  • Personagens bem escritas e desenvolvidas
  • Quatro Finais alternativos que valorizam novas jogadas
  • Memes
  • GRATUITO
  • Aprendizado emocional e afetivo

Contras:

  • Não tem tradução para português
  • Pode “tiltar” quem não sabe lidar com narrativas LGBT+

Um jogo sobre comunicação (spoilers)

Visto que você já tenha jogado missed messages até o final com pelo menos dois finais diferentes, fico feliz em recebê-lo (a) de volta.

Em um resumo simples, o jogo fala sobre comunicação e responsabilidade afetiva. Como por um lado nós devemos ficar sempre atentos as pessoas ao nosso redor e o que elas estão passando. Assim como que nos devemos ser mais abertos e sinceros com as pessoas próximas da gente.

Com o recurso ludológico distrativo do envio de imagens da personagem que representa um possível interesse amoroso da protagonista. Podemos ser colocados numa rota destrutiva onde ignoramos sinais claros de uma pessoa com problemas.

Ainda que o jogo seja a ser um pouco pedante sobre a responsabilidade afetiva (lembrar do diálogo da raposa em O Pequeno Príncipe é inevitável). A mensagem final pode ser suavizada de forma a podermos valorizar os pequenos prazeres da vida.

Da mesma forma, se você tem algum problema emocional e psicológico. Procure ajuda médica e profissional, com o apoio das pessoas próximas a você.

Siga meu grupo na Steam para recomendações de jogos!

https://store.steampowered.com/curator/38995810-Historiador-Geek/

Facebook Comments