Início Traduções Tradução: Vlad não foi a inspiração para Drácula

Tradução: Vlad não foi a inspiração para Drácula

3942
0
COMPARTILHAR
Tradução Vlad não foi a inspiração para Drácula

É tomado como garantia de que Vlad o Impalador foi a óbvia inspiração de Bram Stoker para seu romance Drácula. Porém isso está longe da verdade.

Pesquisando sobre o tema, esbarrei nesse excelente artigo falando da redescoberta das notas de Bram Stoker sobre seu livro mais famoso, e como elas provam que a influência do estadista sanguinário valaquiano na criação do Conde da Transilvânia, se não nenhumas, são pouco plausíveis.

Sem muito adicionar ao que foi escrito, decidi traduzílo. Caso desejem ver o original, basta clicar neste link:
https://io9.gizmodo.com/no-bram-stoker-did-not-model-dracula-on-vlad-the-impal-1648969679

Não, Bram Stoker não modelou o Drácula em Vlad, o Empalador

Postado por Laurem Davis em 21/10/2014.

É um daqueles famosos “fatos” que todo mundo conhece: o personagem de Bram Stoker, Conde Drácula, foi vagamente baseado em Vlad, o Empalador. Mas enquanto não há dúvida de que Stoker tirou o nome do patronímico de Vlad III, é duvidoso que o Empalador fosse realmente a base para o famoso vampiro.

Quem fez a conexão Vlad-Dracula?

Certamente faz sentido que estudiosos e outros leitores tenham conectado o Conde Drácula com o senhor da guerra de Valáquia, Vlad III, apelidado de “Vlad Tepes” ou, em inglês, “Vlad, o Empalador”.

Afinal, Vlad III era membro da Casa de Drăculești, e é uma de um punhado de figuras históricas cujo título é traduzido como “Voivoda (palavra eslava para comandante militar) Drácula” em textos em inglês.

E o Drácula fictício compartilha um detalhe biográfico chave com seu homônimo histórico: os dois lutaram contra os turcos durante suas vidas mortais. Mas como essas duas conexões transformaram Vlad III na suposta base do Conde Drácula?

A hipótese familiar

O filho de Stoker, Irving Stoker, disse que seu pai alegou que o Drácula teve sua gênese “em um pesadelo após comer muitos caranguejos recheados”. Afinal, os melhores romances góticos deveriam vir de pesadelos – basta olhar para Frankenstein. Onde quer que Stoker tenha a ideia inicial de escrever uma história de vampiros, Drácula foi o produto de muita pesquisa e imaginação.

Por muito tempo, esse processo de pesquisa foi envolto em mistério. Florence Stoker vendeu as notas de trabalho de seu marido para o Drácula após sua morte em 1912, e elas foram perdidas da vista acadêmica até 1972, quando os estudiosos do Drácula Raymond McNally e Radu Florescu as descobriram no Museu e Biblioteca Rosenbach na Filadélfia.

Isso significa que, por décadas, muito do processo de escrita de Stoker foi deixado para especulação. E foi nessa especulação que Vlad III se transformou de possível homônimo do Conde Drácula para a inspiração completa do personagem.

A redescoberta da verdade

O livro “Dracula: Sense and Nonsense”, da estudiosa do Drácula, Elizabeth Miller, fornece uma história fascinante da bolsa de estudos do Drácula enquanto desmascara muitas das teorias e equívocos sobre o trabalho que desde então se tornaram “fatos” aceitos. O tom do livro é exasperado, mas isso de forma alguma diminui a análise cuidadosa de Miller dos fatos e especulações.

Miller observa que a noção de Vlad III como modelo para o Conde Drácula surgiu em 1958, com Basil Kirtley, que afirmou que, sem dúvida, a biografia que Abraham Van Helsing dá para o fictício Conde Drácula é a do Voivoda valaquiano. Afirmações semelhantes são ecoadas por Maurice Richardson, Harry Ludlam e Grigore Nandris.

A pesquisa de Florescu e McNally

Mas o livro que popularizou a coneção entre Vlad e Drácula é “In Search of Dracula” (na procura de Drácula) de 1972, de McNally e Florescu, que eles escreveram e publicaram antes de descobrirem as anotações de Stoker.

É revelador que, anos depois, tanto McNally quanto Florescu eventualmente recuaram de sua alegação de que Vlad III e suas supostas atrocidades realmente inspiraram o perverso Conde. Então, como tudo isso aconteceu em primeiro lugar?

Muita especulação

Na ausência das notas de Stoker, os estudiosos às vezes inventavam seus próprios cenários de como Stoker escolheu Drácula como o nome de seu vilão vampírico. Uma teoria popular cercava Arminius Vambery, um professor húngaro que Stoker conhecia.

Em abril de 1890, Stoker e seu amigo e colega de trabalho, o ator Henry Irving, jantaram com Vambery após uma apresentação de “The Dead Heart”. (Stoker era o gerente de negócios do Lyceum Theatre, de propriedade de Irving.)

Muitos imaginaram que esse jantar envolvia Vambery regalando Stoker e Irving com contos de Vlad Tepes e suas atrocidades, e que esses contos incendiaram a imaginação de Stoker.

Vambery realmente faz uma espécie de aparição em Drácula. Stoker gostava de incluir nomes de amigos e conhecidos em suas obras, e quando Abraham Van Helsing fala das origens do Conde Drácula, ele menciona um professor húngaro chamado Arminius:

Citação direta do livro

“Assim, quando encontrarmos a habitação deste homem-que-era, podemos confiná-lo ao seu caixão e destruí-lo, se obedecermos ao que sabemos. Mas ele é esperto. Eu perguntei ao meu amigo Arminius, da Universidade de Budapeste para fazer seu registro; e, de todos os meios que existem, ele me conta o que ele havia sido.

Ele deve, de fato, ter sido aquele Voivoda Drácula que ganhou seu nome contra os turcos, sobre o grande rio na própria fronteira da Turquia. Se assim for, então ele não era um homem comum; pois naquela época, e por séculos depois, ele foi considerado o mais inteligente e o mais astuto, bem como o mais bravo dos filhos da ‘terra além da floresta’.”

Aquele cérebro poderoso e aquela determinação de ferro foram com ele para o túmulo, e mesmo agora estão armados contra nós. Os Drácula eram, diz Arminius, uma raça grande e nobre, embora por vezes seus descentes, resguardado por seus contemporâneos, fossem ligados ao Ser Maligno.

Eles aprenderam seus segredos no Scholomance, entre as montanhas do Lago Hermanstadt, onde o diabo reivindica o décimo estudante como sua parte. Nos registros estão palavras como ‘stregoica’ – bruxa, ‘ordog’ e ‘pokol’ – Satanás e o inferno; e em um manuscrito este mesmo Drácula é referido como ‘wampyr’, o que todos nós entendemos muito bem.

Houveram proles deste mesmo grandes homem e boas mulheres, e seus túmulos fizeram sagrada à terra, onde lá apenas esta obscenidade pode residir. Por não ser o menor de seus horrores que essa coisa má esteja enraizada profundamente em todo o bem; em solo estéril de memórias sagradas, ela não pode descansar. “

Outras especulações

Alguns estudiosos consideram que isso significa que Stoker aprendeu com o verdadeiro Arminius Vambery o que Van Helsing aprendeu com seu amigo Arminius. A verdade é que não sabemos o que aconteceu naquele jantar, nem sabemos se Stoker e Vambery alguma vez se corresponderam.

Outra especulação gira em torno do Museu Britânico, que na época tinha quatro panfletos que continham informações sobre Vlad III, mas não há evidências de que Stoker realmente leu algum deles.

E então há o próprio Vlad III. Afinal, uma figura conhecida como “o Empalador” não seria um vampiro perfeito? O número de filmes que tratam a vida de Vlad Tepes como a história de fundo do Drácula é uma indicação de quão perfeitamente o senhor da guerra histórico e o vampiro fictício se encaixam na mente de algumas pessoas.

Alguns estudiosos argumentaram, de maneira bastante bizarra, que a ausência de detalhes pertinentes da vida de Vlad Tepes e lendas no texto do Drácula é de alguma forma uma evidência do conhecimento de Stoker sobre os contos e seu desejo de explicitamente ficcionalizá-los.

Perguntas sem respostas

E quanto ao empalamento? Já era comum estacar vampiros no folclore e na literatura contemporânea. O fato que a decapitação é dada como um método de matar vampiros quando o próprio Vlad III foi decapitado depois de cair em batalha? Esse método específico de matar vampiros aparece em um livro de superstições da Transilvânia que sabemos que Stoker leu.

O fato de Vlad III ter nascido na Transilvânia? A Transilvânia era um local exótico popular na ficção gótica. (Aliás, por que Stoker basearia seu personagem na realeza de Valáquia e então o colocaria na Transilvânia?) Algumas pessoas pensam que às duas figuras são parecidas, embora isso seja um pouco duvidoso.

Algumas das conexões que os estudiosos fizeram entre o texto do Drácula e a vida de Vlad III são verdadeiras ginásticas argumentativas. McNally e Florescu sugeriram em um ponto que uma referência passageira a Nuremberg é uma deliberada referência ao lugar onde o pai de Vlad III se tornou um membro da Ordem do Dragão.

Por que Bram Stoker realmente escolheu o nome Drácula?

A verdade é que não há evidências de que Bram Stoker estava ciente do nome Vlad III – muito menos de que ele era chamado de “Vlad, o Empalador”. Miller avisa que não podemos presumir que as notas de Stoker são o fim de tudo da criação de Drácula, mas elas fornecem as únicas informações factuais que temos atualmente sobre a pesquisa de Stoker. E as notas nos dizem exatamente de onde Stoker tirou o nome “Drácula”.

Enquanto em Whitby, no verão de 1890 (depois de, importante notar, seu muito discutido jantar com Vambery), Stoker encontrou um exemplar do livro de William Wilkinson, “An Account of the Principalities of Wallachia e Moldávia” (Um Relato sobre os Principados de Valáquia e Moldávia em tradução livre). Sabemos disso porque ele copiou trechos do livro em suas anotações.

O livro de Wilkinson contém referências a vários voivodas chamados Drácula, e alguns dos detalhes esparsos de um desses Voivoda Drácula fizeram parte do texto de Stoker: que ele cruzou o Danúbio para atacar tropas turcas e obteve algum sucesso. É isso. Não há referência a um “Vlad”, nenhuma menção ao apelido Tepes ou “o Empalador”, nenhum detalhe de suas lendárias atrocidades.

A verdadeira origem de Drácula

Então, por que Stoker escolheu esse nome, Drácula? Bem, podemos inferir isso de suas próprias notas. Ele copiou informações de uma nota de rodapé do livro de Wilkinson que dizia em suas próprias notas, “DRÁCULA na língua da Valáquia significa DIABO”, com aquelas letras maiúsculas.

A nota de rodapé explicava que os wallachianos davam o nome de “Drácula” as pessoas especialmente corajosas, cruéis ou astutas. Stoker escolheu o nome, ao que parece, por suas associações diabólicas, não pela história e lendas ligadas a seu dono.

Esta é a única referência ao histórico Voivoda Drácula que aparece nas notas de Stoker. É possível que ele soubesse mais? Claro, é possível. Mas isso é tudo que nós sabemos com certeza.

A evolução do vampiro de Stoker

O fato é que provavelmente não existe um único modelo para o Drácula. Numerosos estudiosos sugeriram que o magnético ator britânico Irving forneceu o modelo para a personalidade hipnotizante do Drácula, mas isso é, novamente, especulação. Stoker começou com a ideia de que queria escrever uma história de vampiros, e seu personagem mudou e cresceu com a pesquisa e imaginação de Stoker.

Com a descoberta das notas, sabemos muito sobre de onde veio a compreensão de Stoker sobre a tradição dos vampiros. Ele consultou vários livros sobre superstições europeias. Além disso, os vampiros já existiam na literatura gótica em contos como “O Vampiro” de John Polidori em 1819 e Carmilla em 1871, de Joseph Sheridan Le Fanu. E Stoker inventou alguns novos poderes e fraquezas para sua contagem.

Por meio das notas de Stoker, também podemos ver como o romance mudou ao longo do tempo. Originalmente, o conde não era da Transilvânia; ele era da Estíria na Áustria. E parece que antes de encontrar o nome Drácula, Stoker estava chamando seu vampiro de “Conde Wampyr”. (As páginas que fazem referência a “Conde Wampyr” não têm data, mas em alguns lugares, Stoker risca “Wampyr” e o substitui por “Drácula”.)

Como tantos personagens fictícios, o Conde Drácula é um amálgama, uma mistura de informações que Stoker achou interessantes e as ideias que desenvolveu ao longo do caminho. Drácula não é nem mesmo representante de uma nação do Leste Europeu; ele é uma pitada de folclore da Transilvânia (filtrado por escritores ingleses) com um nome Valaquiano e um Estado Feudal saído diretamente da literatura gótica inglesa.

Vlad, o Empalador, é o nosso Drácula (pelo menos por enquanto)

Vlad, o Empalador, é o Drácula “real” no sentido de que ele é uma figura histórica real que levou o nome de Drácula. Além disso, pouco mais o conecta com o conde ficcional. Chamá-lo de “modelo” do Drácula é um exagero.

Mas a ideia de que Vlad, o Empalador é a base histórica do Drácula, tornou-se tão difundida que invadiu nossa atual literatura Drácula. Francis Ford Coppola começou seu filme de 1992, “Drácula de Bram Stoker” em 1462, com Vlad Dracula convocando os poderes das trevas após o suicídio de sua esposa.

Documentários sobre a “verdadeira história do Drácula”. E, claro, há o recente filme “Drácula: A História Nunca Contada” de 2014, que pretende ser a história de origem do Conde Drácula, explicando como Vlad, o Empalador, se tornou um vampiro.

Em nossa consciência popular, a conexão Vlad-Drácula ganhou vida própria, de modo que Vlad III se tornou o Drácula da cultura pop, independentemente do que Bram Stoker pretendia originalmente.

LEIA TAMBÉM

Ainda tem uma sede de sangue conhecimento sobre vampiros? Leia meu artigo sobre o Vampiro como Simbolismo da Peste Negra:

O Vampiro como simbolismo da Peste Negra

Escute meu podcast onde chamei a bióloga Carol Mariano para falar sobre vírus, parasitas e outras patologias nas ficção de Terror.

https://historiadorgeek.com.br/index.php/2020/10/27/conversa-geek-virus-parasitas-e-patologia-no-terror/

Entenda a influência de Frankenstein de Mary Shelley com a filosofia do Existencialismo e sua relação com a inteligência artificial.

https://historiadorgeek.com.br/index.php/2016/09/24/frankenstein-e-o-existencialismo/

Não se esqueça de seguir minhas redes sociais e deixar um comentário. Além de assinar nossa newsletter!

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here