Início Literatura Literando Literando: Médico e o Monstro | Resumo da obra

Literando: Médico e o Monstro | Resumo da obra

8853
0
COMPARTILHAR
Literando Médico e o Monstro Resumo da obra

Introdução

Fazer um resumo de o Médico e o Monstro é um projeto injusto. Afinal, se trata de um daqueles livros que, quando menos se souber da história, melhor. Principalmente pelo agravante de que tenha se tornado tal fenômeno na cultura pop, que é quase impossível não saber a grande reviravolta da história.

Portanto, se você é uma das pessoas que tem esse privilégio de desconhecer sua história e reviravolta principal, recomendo ler este resumo de “O médico e o Monstro” até o ponto onde marquei com spoiler. Assim que terminar o livro, volte e termine o resumo (e recomende o meu blog pros amiguinhos, pufavô).

Leia também  a análise literária e as influências culturais de O Médico e o Monstro que postei aqui no blog.

Nome original: The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (O curioso caso de dr. Jekyll e Sr. Hyde).

Autor: Robert Louis Stevenson

Gênero e forma:
Terror, Mistério, Ficção Científica, Novela, Romance Epistolar.

Resumo de Médico e o Monstro

Utterson, um sério e reservado advogado, passeia perdidamente pelas ruas de Londres com seu amigo e primo Richard Einfield. Até o momento que se deparam com uma porta que lembra Einfield de uma pequena história.

De sua memória, o primo do advogado fala de um tal Senhor Hyde que, além de muito desagradável ao olhar, havia pisoteado uma criança sem motivo algum.

Confrontado por populares, Hyde, por compensação ao ocorrido, um cheque assinado por outra pessoa, um amigo de Utterson. E que morava na porta indicada.

Em busca do Sr. Hyde

Puxando seus documentos pessoais, Utterson busca o testamento de seu amigo Dr. Jekyll. Que relembra para o seu horror que o nobre e respeitado doutor deixaria tudo que possuía para o misterioso Sr. Hyde, caso algo viesse a lhe acontecer.

Com medo de que o amigo estivesse sendo extorquido, o advogado vai inquirir com Lanyon, um velho amigo em comum entre os dois. O rapaz confessa que havia se afastado de Jekyll já há algum tempo, e pouco sabia de Hyde.

A fim de desvendar o mistério sobre Hyde, Utterson decide ficar de prontidão frente a pequena porta à espera do desconhecido. Finalmente ao reconhecer a estranha figura passar pela porta, inquiriu-o sobre sua relação com o doutor.

Não satisfeito, foi a casa do Doutor e inquiriu sobre sua presença, sendo afirmado que ele não se encontrava. Utterson havia notado que a porta secreta era uma entrada para o laboratório pessoal do doutor.

A recusa de Jekyll e o homicídio de Hyde

Após um tempo recluso, Jekyll organiza um jantar social para seus amigos. Aproveitando a situação da festa, Utterson pergunta sobre o testamento e sobre sua ligação com Hyde.

Primeiramente de forma amistosa e posteriormente frustrado, o doutor insiste que não gostaria de falar sobre o assunto, e exige que o amigo respeite e confie em sua decisão.

Um membro da alta sociedade é assassinado e Hyde é identificado como culpado por uma testemunha. Com a vítima, uma carta endereçada a Utterson foi encontrada, que foi entregue a ele pela manhã por um oficial de justiça.

Com o policial, Utterson descobriu que Hyde morava de aluguel num pobre aposento. Porém não era sabido há muito, qual seu paradeiro.

O Incidente da carta

Assim que o advogado se percebe sem sucesso ao localizar Hyde, Utterson vai novamente inquirir Jekyll que, desta vez, parece horrorizado pelos recentes atos de Hyde.

Finalmente garante que nunca mais encontrará Hyde em sua vida. Ao mesmo tempo que mostrando como prova, uma carta endereçada à ele pelo assassino, escrita á própria mão, falando sobre o rompimento das relações.

Uma vez em casa, Utterson confidencia ao seu secretário, detalhes do caso que o perturbaram. Sendo especialista em análise de caligrafia, o empregado lê a escrita de Hyde e compara com a carta recém chegada do doutor. Unicamente para perceber que se tratam da mesma letra.

O Singular Incidente do Dr. Lanyon

Algum tempo se passou desde o assassinato e novamente Jekyll teve a chance de se reunir com seus amigos, entre eles Utterson e Lanyon. Porém Jekyll voltaria se reclusar, fazendo com que Utterson procure por Lanyon.

Muito doente e parecendo se recuperar de um trauma, Lanyon se resente de Jekyll e assume não querer mais saber dele. Utterson envia uma carta para Jekyll que é respondida com palavras confusas e perdidas.

Lanyon morre poucos dias depois e Utterson, recolhido ao seu escritório, rasga um envelope secreto destinado a si escrito pelo falecido amigo. Apenas para ver que dentro, outro envelope lacrado “há ser aberto em casa de morte ou desaparecimento de Jekyll”.

O mistério se extende

Em outro passeio com seu primo, novamente o advogado se deparou frente a misteriosa porta. Pela janela ele avisa a cansada figura do doutor que, ainda que conversasse amistosamente com a dupla, se retira misteriosamente sem explicações.

Dias se passaram até que Utterson recebe em sua casa, de surpresa, o empregado do doutor. Logo após algum mistério, o criado diz que algo sórdido acontece na casa do doutor, e pede para que o acompanhe.

Assim que os dois chegam ao local, Poole mostra sua suspeita de que Hyde está se passando pelo doutor Jekyll dentro do seu laboratório. E como não via seu amo já faziam dias.

A resolução do mistério (SPOILERS)

Após bolar uma estratégia de encurralá-lo, o criado e o advogado tentam arrombar a porta interna do laboratório sob gritos de de quem estava lá dentro. Assim que finalmente conseguem a proeza, viram apenas o corpo contorcido e envenenado de Mr Hyde sob o chão.

Ainda que não houvesse nenhum sinal do doutor no quarto, foi notado sob a escrivaninha um bilhete escrito pelo punho do desaparecido, dizendo que não seria mais visto, além de um grande envelope lacrado e mais extenso.

A narrativa de Lanyon

Utterson se recolhe aos seus aposentos para primeiro ler o envelope secreto de Lanyon. Nele, o amigo transcreve uma carta que recebeu do desaparecido doutor sobre um pedido desesperado e complicado de Jekyll onde Lanyon deveria buscar seus misteriosos ingredientes químicos de seu laboratório e entregá-los a Hyde.

Assim que o doutor o recebe em seu consultório, o horrível rapaz mistura os ingredientes numa poção estranha e, após avisar que presenciaria algo horrível, bebe todo o líquido efervescente. Após vê-lo se contorcer horrivelmente, o doutor Lanyon presencia o senhor Hyde se transformar em Doutor Jekyll na sua frente.

A confissão de Henry Jekyll

Lendo agora o pesado embrulho, Utterson discorre sobre a longa confissão de Jekyll e os motivos que o levaram a fazer esse experimento químico que levaria à sua morte.

Jekyll desenvolve uma análise moral sobre a dualidade da alma humana e, vendo em si um sujeito exemplar durante toda sua vida, decide dar uma chance para o seu lado mais escuro da alma.

Uma vez que o doutor aproveitou algumas de suas aventuras sórdidas para se deleitar coma chance de cometer o mal sem manchar sua imagem. Em seguida, logo suas experiências começaram a lhe chocar com a crueldade que vivera, fazendo com que Jekyll decidisse nunca mais usar a poção para se transformar em Hyde. Apesar de infelizmente, se ver acordando um dia e perceber ter se transformado sozinho.

Com o tempo, teria de tomar a poção com mais frequência e em doses mais fortes para que recuperasse sua forma humana. Até o momento em que o estoque de sais químicos que permitiam a transformação se acabassem e ele ficasse preso a sua forma monstruosa.

Conclusão do Resumo de o Médico e o Monstro

Amanhã irei postar a análise da obra, me siga nas redes sociais e assine minha newsletter para ficar por dentro de todas as atualizações.

 

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here