Início Traduções Tradução: A influência do horror italiano no Survival Horror

Tradução: A influência do horror italiano no Survival Horror

1086
0
COMPARTILHAR
[TRADUÇÃO] A influência do horror italiano no Survival Horror

Tradução de um artigo chamado “Como o cinema de terror italiano inspirou os jogos de Survival Horror”, publicado no site The 13th floor e escrito por JACOB DAVISON em 10 de Janeiro de 2017 . O link para a matéria pode ser acessado aqui.

Fiz essa tradução para referenciar no texto publicado sobre a conceitualização do Survival Horror como gênero de jogos digitais.

Como o cinema de terror italiano inspirou os jogos de Survival Horror

Os videogames de survival horror mudaram muito ao longo dos anos – especialmente conforme a tecnologia evoluiu junto com nossas sensibilidades. Em breve, poderemos jogar RESIDENT EVIL 7, OUTLAST 2 e DEATH STRANDING com opções de RV, colocando os jogadores em meio ao terror total.

Mas para entender onde o subgênero está hoje, devemos voltar às raízes dessa marca especial de medo na forma de videogame … e estranhamente, talvez um dos maiores elos possa ser ligado a um subgênero distinto no cinema: terror italiano!

Tudo faz sentido quando você considera os maestros que criaram filmes clássicos que apresentam principalmente civis indefesos contra assassinos, monstros do além e ambientes claustrofóbicos – todos contribuem para filmes aterrorizantes, e também jogos aterrorizantes onde você está em perigo.

Metroid

Vamos começar com uma era mais simples de jogos digitais, e uma franquia menos associada ao horror absoluto: METROID. Embora o jogo seja muito mais claramente uma homenagem ao ALIEN, Yoshio Sakamoto, o criador da série, admitiu abertamente que as obras de Dario Argento foram uma influência direta em seu início, citando dois dos filmes mais populares de Argento, SUSPIRIA e DEEP RED.

“Eu descobri que, sem dúvida, eu queria criar coisas da mesma maneira que Argento fez”, disse o designer, observando que o esquema de cores em SUSPIRIA combina com a colorização da heroína Samus Aran da heroína METROID, e o jogo apresenta música sintetizada sinistra semelhante e fundos de néon surreais.

Clock Tower

PHENOMENA – um dos meus filmes favoritos de Dario Argento – levou diretamente à criação da série de videogames CLOCK TOWER. Lançado no Super NES em 1995, o jogo seguiu “Jennifer Simpson” e seus companheiros órfãos sendo adotados pela propriedade Barrows na mansão titular “Clock Tower”…

…apenas para descobrir sua nova casa assombrada por um diabinho maníaco deformado com um par de gigantes de uma tesoura chamada Scissorman (vá entender) que perseguiria Jessica pela mansão, com a intenção de matá-la.

Tudo que ela pode fazer é fugir do louco empunhando uma tesoura – escondendo-se ou momentaneamente se defendendo dele – mas sempre no elemento stalker de um filme “giallo” (gênero cinematográfico italiano).

O jogo apresenta inúmeras referências a PHENOMONA e ao resto da filmografia de Argento – incluindo a personagem principal parecendo exatamente com a protagonista do filme, Jennifer Corvino (interpretada por Jennifer Connelly).

A trama também segue elementos narrativos semelhantes (sem as habilidades de controle de insetos de Jennifer), incluindo a arma escolhida pelo Homem-Tesoura – uma referência à abertura do filme, quando uma tesoura é usada com destaque para esfaquear uma vítima (interpretado pela filha do diretor, Fiore Argento). O diretor do jogo Hifumi Kono também citou pessoalmente Argento e PHENOMENA como inspirações diretas para a criação do jogo.

Além dos detalhes mais claros, ele também captura os ambientes assustadores desses filmes, bem como a sensação de pavor; um assassino louco pode aparecer a qualquer momento e não pode ser detido apenas pela força.

Embora definitivamente existam raízes do gênero na primeira geração de jogos digitais, o survival horror não decolou de verdade até que algumas das franquias fundamentais se estabeleceram com jogos tecnologicamente avançados.

Silent Hill

Veja, por exemplo, a série favorita dos fãs, SILENT HILL, que começou no sistema PlayStation. Esses jogos geralmente o enviam para a maldita cidade do título à medida que ela muda entre o nosso mundo e uma dimensão mais escura, cheia de todos os tipos de abominações e criaturas.

A série evoca uma série de traços das obras surreais de Lucio Fulci e de sua trilogia de filmes “Portões do Inferno” em particular. CIDADE DOS MORTOS VIVOS é mais evidente através do amplo uso de névoa e espíritos mutilados escondidos dentro dessa névoa.

Muitos dos principais personagens antagonistas são cultistas fortalecidos sobrenaturalmente, não muito diferentes do sacerdote morto-vivo de CITY OF THE LIVING DEAD. Também recebemos de THE BEYOND, elementos das dimensões variáveis e tons de cinza, bem como a vingança do além-túmulo do artista ocultista Schweick, que se assemelha à situação de Alessa no jogo.

Eu sinto que há um pouco de HOUSE BY THE CEMETERY lá também, refletida nos inimigos – mortos-vivos, deformados e cortando com facas de açougueiro como o pequeno Dr. Freudsteins.

Resident Evil

Uma das minhas franquias de terror de sobrevivência favoritas, RESIDENT EVIL, famosa desde que chegou ao sistema PlayStation em 1996. O original seguia uma pequena unidade de operações especiais enviada para os arredores da fictícia Raccoon City para investigar uma série de assassinatos, apenas para se encontrarem presos em uma estranha mansão cheia de zumbis e todos os tipos de terrores biológicos criados por um experimento viral que deu errado.

Embora a influência de George A. Romero seja bastante aparente e muito de Resident Evil se deva ao jogo/filme SWEET HOME (também criado pelos desenvolvedores originais como predecessor), foi o ZOMBIE de Lucio Fulci que serviu como uma influência chave na criação do jogo – embora não da maneira que você imagina.

Shinji Mikami, o desenvolvedor original do jogo, citou ZOMBIE ao fazer o jogo, embora ele diga que achou o filme decepcionante e queria criar um jogo de terror zumbi sem nenhuma de suas falhas percebidas. Há também uma homenagem ao início, quando o primeiro grande zumbi surge… muito parecido com o infame zumbi “cara de verme” em destaque no pôster do ZOMBIE.

Houve algumas referências ao terror italiano através da saga RESIDENT EVIL. Tais como inúmeros quebra-cabeças inspirados nos mistérios de SUSPIRIA, apresentando coisas como animais de cristal que precisam ser montados ou colocados em certos lugares para acessar salas e áreas secretas.

Resident Evil 3

Em RESIDENT EVIL 3: NEMESIS, há um personagem secundário chamado Dario Rosso, uma combinação de Dario Argento e o título de seu filme DEEP RED, conhecido em italiano como PROFONDO ROSSO. Ele fica emocionalmente incapacitado ao ver sua família sendo comida por zumbis e, eventualmente, é comido. Doidera.

E no remake de RESIDENT EVIL, fomos apresentados ao Crimson Heads. Uma forma evoluída de zumbi com garras que rasgam carne, dentes modeladores que empurram seus dentes velhos para fora e a capacidade de correr atrás de você! Evocando um pouco da imagem de DEMONS, produzido por Dario Argento e dirigido por Lamberto Bava.

Resident Evil 7

A entrada mais recente na franquia, RESIDENT EVIL 7: BIOHAZARD, já gerou muito buzz, em grande parte devido ao seu retorno à forma da franquia. As últimas entradas tornaram-se cada vez mais focadas em ação, e 7 busca voltar às suas raízes do survival horror. Agora no ponto de vista de 1ª pessoa!

Em vez de hordas de inimigos, os principais antagonistas do jogo parecem ser um clã canibal imparável chamado “A Família Baker” que habita uma mansão abandonada em que você está preso. Eles são capazes de curar de tudo, desde ferimentos de bala até a queimaduras quase instantaneamente.

Embora a influência do TEXAS CHAINSAW MASSACRE seja evidente, parece que esses novos antagonistas podem encontrar sua inspiração em uma fonte mais obscura, as obras do desagradável diretor Joe D’Amato e sua duologia de quase invencíveis filmes canibais ATROPÓFAGO e ABSURDO.

Embora os dois não estejam diretamente conectados, ambos apresentam o ícone italiano de B-Movie “George Eastman”. Como dois canibais diferentes com capacidades regenerativas bizarras. O modelo do jogo para o invulnerável patriarca canibal Jack Baker até se assemelha um pouco aos personagens assassinos de Eastman.

É claro que essas são apenas as raízes dos jogos de Survival Horror, muitos desses jogos mostrando suas influências de filmes do gênero e traduzindo-as em uma experiência virtual para os jogadores ficarem aterrorizados. Mas, sem o terror italiano em particular, o gênero poderia ter sido muito diferente!

Facebook Comments