Início Cinema e Séries Análise Como Thanos desconstruiu os Vingadores

Como Thanos desconstruiu os Vingadores

1902
0
COMPARTILHAR
Como Thanos descontruiu os Vingadores

Entenda como Thanos desconstruiu os Vingadores e todo o desenvolvimento individual de seus heróis como personagens.

A esse ponto da história, a grande maioria das pessoas já assistiu Vingadores: Guerra Infinita e sabe como Thanos “desconstruiu” os Vingadores de forma bastante literal, transformando boa parte do esquadrão em poeira.

Porém esse texto fala da desconstrução num sentido mais figurado, em como a presença e os avanços de Thanos destruíram tudo o que diversos personagens da Marvel vieram construindo em suas narrativas durante todos esses anos.

Como Thanos desconstruiu os Vingadores

Muito mais que vencê-los fisicamente, Thanos os destruiu psicologicamente e colocou à prova tudo aquilo que alguns personagens levaram diversos filmes para construir.

Vemos personagens que passaram filmes estruturando cuidadosamente seus arcos ou até mesmo grandes mudanças em filmes recentes, quase que totalmente revertidas ou colocadas à prova, entenda quais foram essas mudanças, e qual a intenção dessa descontrução de personagens nessa narrativa.

 

Pantera Negra: A abertura política de Wakanda

No meu artigo chamado Pantera Negra: Isolacionismo e Protecionismo, comentei sobre como esses elementos presentes no arco do personagem Killmonger influenciaram o desenvolvimento de T’Challa e sua relação com seu papel de rei de Wakanda, abandonando o isolacionismo histórico do reino e abrindo o país para o mundo, ajudando com sua tecnologia e desenvolvimento avançados em crises globais.

 

É por isso que o ciclo de personagens mais ligado a equipe de Capitão América pós guerra civil, ao descobrir que os lacaios de Thanos buscam a joia da mente alojado na testa do Visão, decidem levá-lo para o país de forma a procurar uma maneira de retirar a joia sem danificar o personagem, salvando-o do perigo de ter de lutar com Thanos pessoalmente por sua sobrevivência. E é justamente por esse motivo que a batalha mais sangrenta das forças de Thanos na Terra é travada em Wakanda. Devido a atitude do Pantera Negra, em abrir seu país aos problemas do mundo.


O resultado da batalha coloca em contestação se essa deveria ser realmente a saída. A batalha foi perdida com ou sem a ajuda de Wakanda, porém diversas vidas derramadas no campo de batalha poderiam ter sido salvas, caso o país permanecesse sem se envolver.

 

Thor: O deus dos Martelos… e machados!

É em seu terceiro filme que Thor toma seu caminho mais distante do que havia sido construído para o personagem até então. Com uma dosagem mais exagerada na comédia por um lado, e a dramaticidade de perder seu reino e seu próprio pai, Thor começa e termina seu filme como um homem novo. Sem um olho (se aproximando assim, muito mais do seu pai do que gostaria), sem seu martelo, destruído por Hela no começo de seu filme, e disposto a abandonar Asgard à destruição pois a preservação de seu povo é que irá manter Asgard viva.

 

Porém já nos primeiros minutos do filme vemos Thanos e seus lacaios basicamente dizimando a população da espaçonave (não se sabe se algum asgardiano sobreviveu a ofensiva). Derrotado, sem seu meio irmão e melhor amigo mortos pelo titã, Thor acorda e a primeira coisa que pensa sobre seu plano de vingança, é conseguir uma arma ainda mais poderosa que seu martelo, contradizendo o último ensinamento dado pelo seu pai.

 

Também muito simbólico é o presente de Rocket Racoon ao asgardiano, um novo olho para substituir o que fora arrancado, revertendo assim outro ponto importante de superação e narrativa de seu personagem.

 

Hulk Smaga… a segurança sobre si próprio

Outro personagem que é rendido por Thanos logo no começo do longa é Hulk que, devido ao último filme de Thor, estava dividindo viagem com o Deus dos Trovões. É difícil estabelecer um arco definitivo para o personagem pois por motivos judiciais entre estúdios, Hulk nunca teve um filme solo além do seu primeiro, tendo apenas aparecido em outros longas. Mas muita coisa foi adicionada a mitologia do herói no filme de Thor.

 

Como parte do desenvolvimento de coadjuvante em Thor: Ragnarok, Bruce e Hulk aprenderam a cooperar e dividir o espaço conforme a necessidade do momento. Porém logo após a briga onde o personagem é mandado para a terra, Hulk nunca mais assume o corpo de Bruce por motivos ainda não esclarecidos no filme. Será medo de outra surra? Será que é uma chance de mostrar que Bruce Banner pode se virar sem o Hulk? Esperamos descobrir em Ultimato.

 

Quando Stark falhou

Não é segredo para os fãs da Marvel que o Homem de Ferro vem sendo o grande pilar desse universo até o momento. Nos filmes da equipe, é geralmente o trabalho de Tony Stark pensar em algum plano para salvar a todos, foi ele quem levou a bomba atômica para a base dos Chitauri, é dele que vem o plano para salvar o mundo do plano de Ultron. De certa forma, Stark também vem sendo um mentor para o jovem Homem Aranha.

 

No filme, o papel de salvador da equipe pelo raciocínio fica na mão de Dr. Estranho, seu plano de roubar a manopla é desperdiçado por Starlord e seu pupilo morre em seus braços pedindo desculpas. Outro detalhe importante é que desde Homem de Ferro 3, Tony tenta depender o menos possível de sua armadura, criando robôs que respondem aos seus comandos. Mas é já no início do filme que vemos Tony ostentar sua mais nova e tecnológica armadura de nanos robôs.

 

Gavião Arqueiro: A segurança de um lar

Sem dúvida, esse é o personagem mais especulativo dessa lista. Passamos todo o filme de Vingadores: Guerra Infinita, sem vermos o Gavião Arqueiro que, desde Guerra Civil (e com dicas visuais em Era de Ultron) tenta seguir sua própria vida particular na fazenda com sua família.

 

Não sabemos o quanto de verdade é até então, visto que até a data desse texto apenas o trailers foram expostos do filme, mas parece que sua mulher morreu no estalar de dedos do Thanos e podemos ver o que parece ser o Gavião Arqueiro treinando sua própria filha no manejo do arco e flecha e agindo como o Ronin, o exato oposto da tranquilidade esperada.

 

Peter Quill e Gamora

Sem dúvida é sobre Quill que cai a maior responsabilidade pelo fracasso do plano de Stark. Levado por suas emoções após descobrir que Gamora fora sacrificada para obter a última joia e, pior, que o vilão sofre por ter tomado essa decisão, faz com que Starlord perca sua paciência e ponha tudo a perder. É fácil colocar a culpa no personagem por tudo dar errado, mas é preciso aprender sobre todo o processo de desenvolvimento de seu personagem.

 

Peter é apresentado no primeiro filme como um garoto perdido que fora raptado pouco após de presenciar a morte de sua mãe. Tal experiência teria cicatrizado seu emocional de tal forma que mesmo adulto, vemos que Peter pouco amadureceu, ainda agindo impulsivamente, tendo pouca importância para as outras pessoas e incapaz de manter um relacionamento sério com alguém.

 

É principalmente no segundo filme de Guardiões da Galáxia que vemos um desenvolvimento sério em sua personalidade onde ele aprende não só a ser uma figura paterna responsável para o jovem Groot, como aprende a lidar com a dura realidade de que seu pai é uma pessoa desprezível ficando ao lado de sua equipe para derrotá-lo e abrir seu coração de forma definitiva para Gamorra.

 

Com a ameaça de Thanos sobre a equipe no Vingadores Guerra Infinita, Gamora pede apenas uma coisa a Quill, que a mate caso o titã coloque as mãos nela, pois ela sabe onde se encontra a última jóia. Quill com tudo o que já passou em sua vida, seria uma enorme dificuldade lidar com esse sentimento, mas Quill não só consentiu como também cumpriu com sua palavra, apenas para ver que tudo não passava de uma artimanha de Thanos. E no final ainda teve seu amor sacrificado pelo bem maior do vilão.

 

Vingadores: Guerra Infinita, a viagem de um vilão

Ainda que não seja muito fora de comum em outros gêneros cinematográficos, Guerra Infinita inovou o gênero de Super Heróis ao colocar o vilão como protagonista e fazer o arco de todos seus heróis retroceder, não porque eles tomaram a decisão errada em suas respectivas narrativas, mas porque a vontade de Thanos reina sobre suas vontades, o arco que o Titã irá de percorrer reescreve qualquer narrativa construída até o momento.

Isso é… até o próximo filme for lançado e tivermos a chance de ver como essa história termina.

Thanos desconstruir Vingadores

Facebook Comments