Início Games Caçador de Indie Caçador de Indie: Stardew Valley | 2016 (PC) – Review

Caçador de Indie: Stardew Valley | 2016 (PC) – Review

1749
0
COMPARTILHAR
Caçador de Indie Stardew Valley - 2016 (PC)

Review de Stardew Valley, um simulador de fazenda com mecânicas de sobrevivência, RPG e Date Sim que presta calorosas homenagens aos clássicos dos 16 bits.

Resumo:

Stardew Valley se inspira e mergulha em grandes clássicos do Super Nintendo para entregar uma experiência única de 16-bits que combina os melhores elementos de medalhões nintendistas como Harvest Moon, Earthbound (e o resto da série Mother) e Secret of Mana.

Jogabilidade:

De fato, o principal chamativo do game. Stardew Valley lhe dá bastante liberdade para de que forma você irá encarar sua experiência de jogo.

Quer apenas jogar um simples jogo de administração de recursos e colheita? Um relaxante sistema de plantio, organização, colheita e venda está a sua disposição. Deseja se tornar o verdadeiro barão dos legumes e representante da bancada do agronegócio? Um complexo sistema de otimização de recursos e espaço irá demandar toda sua atenção.

Interações sociais:

Um dos pontos fortes que mexeu comigo no jogo. Se além da vida de fazendeiro, você quer se tornar a borboleta social da pequena cidade e conquistar os pobres corações do vilarejo, a jogabilidade de Stardew Valley irá recompensar seu esforço.

Com um sistema de presentes diários de limite semanal e interações diferenciadas em datas de aniversário. O jogo recompensa o usuário com cenas exclusivas de interação do protagonista com os personagens.

Gráfico:

Sem dúvida, um exemplo concreto de que a estética geral dos gráficos sempre deve ser mais importante que a qualidade técnica da mesma. Uma vez que mergulha em suas influências da primeira metade dos anos 90, Stardew Valley se mantém fiel a estética que consagrou os gigantes do qual permanece sob os ombros.

Aquele que aposta em cores vibrantes e gráficos simplistas corre o risco de que suas representações gráficas confundam os jogadores. Felizmente este não é o caso desse game.

Sistema de combate:

O que pra mim é claramente o ponto fraco do jogo, talvez por não ser o tipo de jogador que gosta de mecânicas desafiadoras e sistemas de combate frustrantes e despertadores de ansiedade.

Talvez por nunca ter jogado “Secret of Mana” quando mais jovem, nem ser de fato muito fã de outros adventures e action rpgs de visão isométrica (como Legend of Zelda e Beyond Oasis) nunca desenvolvi memória muscular para esse tipo de combate.

Porém, para aqueles que gostam de se sentir desafiados por um impiedoso sistema de batalha e recompensas que é a aventura da “Skull Cavern”, certamente não ficarão decepcionados.

Sonoplastia e Trilha Sonora:

Assim como nos gráficos, a trilha sonora de Stardew Valley toma inspiração dos clássicos da era 16 bits, com músicas bonitas e encantadoras. Apesar que, para o tipo de experiência que eu busco jogando SV, eu geralmente desabilitava a trilha e escutava minhas próprias músicas ou até mesmo um podcast/video aula.

Conquistas e Exploração

Para os jogadores que gostam de explorar cada ponto do jogo e realizar todas as coleções do jogo, Stardew Valley é um prato cheio.

As recompensas narrativas e ludológicas de completar o centro comunitário do jogo são muito prazerosas. Mesmo após 100 horas de jogo, novos ambientes permanecem desbloqueados e os vários andares da “Skull Cavern” propõe um complexo desafio.

Conclusão:

Por fim, Stardew Valley é uma experiência aconchegante e viciante de um apaixonado projeto de uma só pessoa que deseja homenagear as grandes gemas dos 16-bits e dos jogos de simulação de fazenda.

Pros:

  • Narrativas interativas apaixonantes com diversos personagens.
  • Gráficos em pixel art que homenageiam os clássicos dos 16 bits.
  • Um gameplay relaxante e imersivo.

Contras:

  • Um frustrante sistema de batalha.
  • Falta de objetivos após um certo nível de conquista econômica.

Siga meu grupo na Steam para recomendações de jogos!

https://store.steampowered.com/curator/38995810-Historiador-Geek/

Facebook Comments