Início Games Análises Qual o papel de Lisa Garland em Silent Hill

Qual o papel de Lisa Garland em Silent Hill

8867
0
COMPARTILHAR
Qual o papel de Lisa Garland em Silent Hill

Gostaria de falar da minha personagem preferida, do meu jogo favorito da série. Lisa Garland em Silent Hill 1. Pretendo fazer um texto livre de spoilers até a conclusão do texto. Lisa é um personagem com uma história trágica e misteriosa que representa bem a estética sombria e enigmática do jogo.

Diferente dos outros personagens apresentados durante o jogo que aparecem no “fog word”, Lisa é a única que aparece apenas no “otherworld” (mundo paralelo e distorcido), enquanto todas as manifestações dos pesadelos de Alessa estão mais potencializadas.2ldwp4z

Reparem no jeito e personalidade da personagem. Com um jeito hora calmo e afetivo, às vezes assustado e necessitado de proteção.

O que pra mim sempre foi o ponto alto da personagem em si, que a faz diferenciar potencialmente dos outros personagens apresentados na história do jogo, às vezes até é alvo de crítica por ser uma “idealização” da persona feminina, frágil e carinhosa.

Parte da função de Lisa na narrativa é fazer com que o jogador se questionar em qual mundo realmente está, perguntando qual dimensão é de fato a “realidade” e qual personagem fala a verdade, se ela ou Cybil, a contraparte mais séria e firme que traz um tom de sobriedade para a história lisaquando estamos na realidade mais “séria” do jogo.

Com a cidade alternando de realidade constantemente no jogo, apenas no final, quando os pesadelos de Alessa entram em colapso e o jogador vai parar no “Nowhere”, Harry encontra o diário de Lisa e enfim é explicado quem realmente Lisa é. Aliás, a cena dessa explicação é para mim, uma das melhores cutscenes da geração 32 bits dos videogames.

Apenas uma representação simbólica

A Lisa que conhecemos no jogo não é de fato a enfermeira que cuidou de Alessa, mas sim uma idealização dela, por isso essa personalidade tão carinhosa. Lisa ao conhecer o porão do hospital, toma consciência que é mais uma das enfermeiras monstro.

Nesse momento, quando é afastada por Harry, ela se desfaz vazando sangue pelos poros até sucumbir completamente a sua irrealidade. Se voltarmos a sala depois, não encontraremos mais a bela personagem, mas sim apenas mais uma das puppet nurses do jogo.

Todo o contexto da história faz dessa cena, algo muito mais emocional e simbólico sobre uma despedida. Bem, a despedida de fato ocorre em um dos finais onde salvamos Kauffman desvendando a puzzle do hotel, destravando a cena onde ele chega a tempo da conjuração do deus em Alessa e atira uma garrafa do antídoto que achamos para ele no hotel, salvando sua vida até o momento

Unicamente para que ele seja puxado de volta ao caos da cidade pelo espírito enraivecido de Lisa. Vingando a enfermeira da vida real de além túmulo.

Confira a cena da transformação de Lisa no link embaixo.

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here