Início Reviews e Guias Central do Brasil: o road trip brasileiro

Central do Brasil: o road trip brasileiro

1344
0
COMPARTILHAR
Central do Brasil o road trip brasileiro

Filme lembrado até hoje por ser injustiçado no Oscar, mostra uma história encantadora sobre uma professora aposentada que escreve cartas no terminal Central do Brasil para uma multidão analfabeta. E seu trabalho de atravessar o país com uma criança, em busca do seu pai verdadeiro. Entenda todos os elementos que fazem de Central do Brasil, o verdadeiro road trip brasileiro.

Road trip

Termo em inglês pra “viagem de estrada”, é um gênero de filme onde a narrativa dos personagens circula ao redor de uma viagem através de longas estradas. Com os conflitos ora empurrando o personagem para mais longe em seu caminho, ora impedindo de continuar sua viagem.

Devido a forte cultura automobilística histórica nos EUA, principalmente entre os anos 60 e 80. Quando os preços baixos do petróleo e a oferta de velozes e potentes carros e motocicletas. Diversos filmes com o tema foram produzidos. A narrativa geralmente fortalece o aspecto de liberdade e independência nas longas viagens.

Exemplos

O primeiro filme a chamar atenção para o gênero foi o Easy Rider, onde dois motociclistas da California pegam estrada rumo a um festival no Alabama. Apresentando os então jovens Peter Fonda, Dennis Hopper e Jack Nicholson numa jornada de autodescobrimento e liberdade. O filme divulga orgulhosamente o contraste de toda a contracultura subversiva americana dos anos 60 na costa oeste, de encontro com o conservadorismo do interior sulista.

Outro grande exemplo é Thelma e Louise, filme que já abordei num artigo aqui no blog que usa a fuga de duas mulheres da vida cotidiana como um hino a emancipação feminina, de encontro com a dominação masculina da família tradicional. O gênero é tão popular que existe até mesmo suas versões em comédia, como a série “Férias Frustradas” com Chevy Chase e Deby & Lóide.

Road trip latino-americano

Um diferencial claro entre os road trips yankes e os latinos americanos poderia estar em sua crítica social. Estruturado na forma de denúncia das mazelas sociais escancaradas durante as viagens. Em “Diários de Motocicleta” (pelo mesmo diretor de Central do Brasil), presenciamos um jovem Che Guevara conhecendo a pobreza da América. Esta viagem causaria uma impressão tão forte no rapaz que o tornaria no revolucionário comunista como hoje o conhecemos.

Em Deus e o Diabo na Terra do Sol, clássico do cinema nacional dirigido por Glauber Rocha, temos um ensaio de road trip onde acompanhamos os protagonistas migrando através do nordeste brasileiro em meio a grande seca de, apresentando uma visão crua e crítica da instituição religiosa e do cangaço pós assassinato de Lampião.

Central do Brasil

À primeira vista venis em Central do Brasil um retrato fiel da pobreza e miséria do interior nacional. Com instituições falhas e uma estrutura social e familiar completamente dizimada. O que serve de motor a trama, pois é sem a seguridade social que deixa o menino Josué jogado a própria sorte. Uma vez sem mãe para lhe cuidar.

Contudo o filme não se contenta apenas nisso. É com cuidado de uma fotografia e uma cinematografia precisa que vemos paisagens e belezas únicas da geografia brasileira através das lentes de Walter Salles, num festival geográfico brasileiro.

A celebração da cultura nacional não fica apenas na beleza geográfica, mas também na celebração cultural das pequenas cidades do nordeste brasileiro. Apresentado com muita primazia no festival que a professora Dora consegue recuperar um dinheiro voltando ao seu antigo ofício de escritora de cartas.

Em busca de uma identidade nacional

Nesse sentido, uma leitura possível sobre a narrativa do filme, enquanto a professora aposentada carioca mergulha no grande interior brasileiro. Seria fazer um contraste com a rota tradicional da migração brasileira de retirantes de pequenas cidades em crises no nordeste brasileiro em direção as grandes capitais em busca de oportunidades de emprego.

Ao fazer o caminho inverso, Dora simboliza um Brasil que se perdeu em suas próprias raízes. Dessa forma buscando encontrar novamente uma nova oportunidade de vida em uma pequena cidade onde está realmente a origem do Brasil.

Facebook Comments