O BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival) é o maior festival de jogos independentes da América Latina. Frequentei essa feira algumas vezes e já conheci jogos fantásticos como Stanley Parable e Event [0].
Esse ano não foi diferente, então decidi fazer uma lista com os jogos que mais me fascinaram. Não é a lista de melhores jogos, ou dos campeões de votação, apenas o que eu pessoalmente achei digno de ter uma maior atenção.
The Aquatic Adventures of The Last Human
Indicado a: Melhor Som
Desenvolvedor YCJYgames AB
País: Suécia
Nesse jogo de exploração submarina devemos explorar as ruínas futurísticas do planeta Terra que foi inundado por oceanos. A raça humana apesar de ter conseguido sobreviver por um tempo acaba entrando em extinção, deixando um grande império submarino a ser explorado.
O jogador é um viajante que acidentalmente foi parar no futuro sem condições de voltar. Agora como último ser humano na terra, cabe explorar o mundo submerso repleto de monstros marinhos numa jornada que, inevitavelmente, irá terminar em extinção. Quem já leu meu conto Exploração Oceânica, sabe que eu sou um pouco “encanado” com a ideia de criaturas submarinas.
A estética do jogo é toda em pixel art e a sonoplastia é muito bem trabalhada deixando todo o jogo com um toque especial na questão de ambientação. As referências ao trabalho de Lovecraft conforme nos aventuramos pelo oceano também são claras.
O jogo está disponível na Steam:
http://store.steampowered.com/app/401360/
https://www.youtube.com/watch?v=bS0iP7baPcs
The Interactive Adventures of Dog Mendonça e Pizzaboy
Indicado a: Melhor Arte, Melhor Jogo da América Latina.
Desenvolvedor: OKAM Studio
País: Argentina
Baseado nos quadrinhos de Dog Mendonça e Pizzaboy da Dark Horse, o jogo mergulha no universo das HQs e faz uma adaptação fiel ao material original. Fortemente inspirado nos clássicos cults do gênero adventure como “Day of the Tentacle” e na série “Sam e Max” temos jogo investigativo, divertido e engraçado ambientado no submundo do sobrenatural.
Além de Dog Mendonça, um ex-lobisomen e agora investigador particular, temos Pazuul, um demônio babilônico de 6 mil anos preso no corpo de uma garotinha, e uma cabeça de gárgula que espera ansiosamente por retornar ao seu corpo. Como protagonista temos Pizzaboy, ajudante de Dog Mendonça e novato na vida investigativa. Tudo numa grande ambientação satírica do Cinema Noir.
O jogo está disponível na Steam:
http://store.steampowered.com/app/330420/
Wheels of Aurelia
Indicado a: Melhor Narrativa
Desenvolvedor: Santa Ragione
País: Itália
Uma narrativa interativa bastante experimental. Encarnamos a pele da motorista Lella, enquanto foge da casa de sua família rica em seu carro, dando carona e conversando com desconhecidos enquanto deve manter os olhos na estrada, tudo ambientado na Itália dos anos 70.
A jogabilidade consiste em guiar o caro com as setas para esquerda e direita, acelerar com o espaço e fazer escolhas de diálogos com as setas para cima e baixo. Joguei pouco tempo na exposição e o jogo parece estar em beta, mas pude conversar sobre comunismo, aborto e origens do punk, além de dirigir horrivelmente no trânsito, espalhando o caos. Então achei a experiência bem satisfatória.
O jogo está em beta mas pode ser adquirido no site oficial.
http://www.wheelsofaurelia.com/
Bulb Boy
Indicado a: Melhor Arte
Desenvolvedor: Bulbware
País: Polônia
A Polônia tem uma história estética da animação um tanto… bizarra para nossa visão estrangeira da cultura deles. Claro, com influências diretas de jogos como Machinarium e Samorost da desenvolvedora checa Amanita Design, temos um produto final bastante peculiar.
O jogo é um adventure de horror com puzzles com um toque… fofo? O protagonista Bulb Boy (menino lâmpada) tem literalmente uma cabeça de lâmpada que pode se distanciar do corpo, permitindo assim avançar nos puzzles do jogo de uma forma bem criativa. A história gira em torno do protagonista que, após uma soneca, tem sua família sequestrada e sua casa invadida por bizarros monstros.
O jogo está disponível na Steam
http://store.steampowered.com/app/390290/?l=portuguese
Carcará: Asas da Justiça
Indicado a: Melhor Jogo Educacional
Desenvolvedora: Supernova Indie Games
País: Brasil
Único jogo educacional da lista. Carcará tenta usar o gameplay de jogos investigativos e de tribunal, consolidados principalmente pela série Ace Attorney, para ensinar sobre direitos e leis brasileiras.
O capítulo que joguei dava destaque para o Código de Defesa do consumidor. No papel do advogado de defesa, devemos rever os testemunhos, consultar as provas e apontar quais códigos estão sendo violados. O jogo tem um humor bem típico e trás uma abordagem bacana para um assunto que é de fato massante e com dificuldade de ser explicado.
O jogo está gratuito no site oficial e na playstore
https://supernova-indiegames.com/games/carcara-br/
Möira
Indicado a: Melhor Jogo Brasileiro
Desenvolvedor: Onagro Studios
País: Brasil
O único jogo da lista que eu já conhecia antes por um vídeo review do Velberan. Möira é um plataformer de fantasia que presta homenagens a clássicos da Nintendo. O gráfico original do jogo por exemplo lembra bastante o do Game Boy original, podendo escolher também diversas cores que lembram os do Game Boy Color e até o Virtual Boy, o console falido da Nintendo.
No jogo podemos mimetizar as habilidades dos inimigos, assim como na série Kirby, porém mantendo o poder consigo no inventário. Para os saudosistas do gênero, Möira é uma grande pedida com o ar de plataformes clássicos da nintendo.
Site do jogo
http://www.moiragame.com/
https://www.youtube.com/watch?v=KvcwSOqyf5s
Skytorn
Indicado a: Melhor Som, Melhor Jogo Brasileiro
Desenvolvedor: Skytorn Team
País: Brasil
Imaginem basicamente um revival do estilo “metroidvania” (popularizado pelas séries Metroid e Castlevania) com labirintos, puzzles e temática de terror, com gráficos pixelados e uma ambientação bem construída. Skytorn consegue construir bem uma sequência do gênero.
Apesar de gostar muito da série Castlevania, não me dou bem com a série Metroid e me perco facilmente nos labirintos do jogo e o mesmo aconteceu em Skytorn, ficando sem rumo em alguns minutos de jogo. Para jogadores mais experientes do gênero não deve ser difícil.
O jogo está sem data para lançamento, mas sairá para PS4 e PCs.
The Magic Circle
Indicado a: Melhor Narrativa, Inovação
Desenvolvedor: Question
País: Estados Unidos
Outro jogo bastante experimental e fortemente inspirado no jogo Stanley Parable e na série Portal. Assuma a personalidade de um protagonista de um jogo de fantasia em primeira pessoa que não consegue ser finalizado porque sua equipe de desenvolvimento simplesmente não consegue se entender e acaba adiando infinitamente o projeto de jogo.
O objetivo é usar o poder que o protagonista tem em suas mãos e desafiar os desenvolvedores para assim, conseguir completar o jogo pela parte de dentro. O jogo pede uma atenção especial e não passei tanto tempo com ele, logo fiquei empacado na hora de aprender uma mecânica do jogo que lembrava a de Portal, mas que eu não consegui fazer funcionar. É um jogo que demanda mais tempo e atenção.
Ele está disponível na Steam
http://store.steampowered.com/app/323380/?l=portuguese
Tem mais um jogo que conheci na feira de games e quero fazer uma review. Mas gostei tanto da proposta dele que irei fazer um texto só para ele. Então… nos vemos no próximo texto.