Em questão autoral num olhar mais artístico mesmo. Em uma obra onde tantas pessoas participam, quem é o “autor” do game?
Algumas escolhas de jogabilidade em Plague Inc estão diretamente ligadas a questões políticas e geográficas que não consigo deixar de mencionar aqui. Então aprenda comigo qual o melhor método para destruir toda a humanidade com apenas uma doença.
Hideo Kojima é sem dúvida um dos diretores e desenvolvedores de games mais conceituados do mundo e seu trabalho na saga Metal Gear é louvado por todos os fãs. Ele conseguiu mais de uma vez estar diversos passos a...
Esse segmento é bastante isolado e averso da grande mídia e busca um caráter mais próprio e individualista de expressão, se contrapondo aos games de indústria AAA que é um massivo trabalho em conjunto.
Obra clássica da literatura inglesa, 1984 de George Orwell nos mostra um Inglaterra controlada por um partido totalitário que governa a punho de ferro, impedindo as liberdades individuais e controlando socialmente a população, exatamente como em V de Vingança.
Na junção desses campos temos um fenômeno interessante. Há um grande número de autoras especializadas no estudo crítico e técnico sobre jogos digitais, em especial no campo da semiologia, que salta aos olhos e não deveria passar despercebido.
Jogos Vorazes agrada tanto pessoas ligadas ao socialismo ao fazer uma crítica à exploração social, como libertários ao mostrar uma heroína independente que enfrenta um governo centralizador e ditatorial além de servir de inspiração para uma revolução.
Diferente do clima leve e divertido dos filmes e seriados da Marvel/Disney, a Netflix optou por uma abordagem mais pesada, sombria e violenta que se aproxima bastante de grandes obras do cinema noir e pode se classificar em meio a grandes produções do que é chamado de neo-noir.
Dos gêneros de crítica social que eu mais gosto, a comédia satírica é um dos meus favoritos. Tratar temas polêmicos e complicados com um humor ácido e sarcástico é quase terapêutico e sem dúvida, a série de jogos Trópico faz isso com completa maestria.
A série Silent Hill é recheada de simbolismos e alegorias em seu enredo e na criação de monstros e cenários. Tudo na parte distorcida da cidade conhecida como “otherworld” é um reflexo obscuro da psique de um dos personagens do jogo.