Início Games Análises Entendendo a mentalidade das classes nos MOBAs

Entendendo a mentalidade das classes nos MOBAs

5398
0
COMPARTILHAR

Entendendo MOBAs e suas diferentes classes. Há algo que simplifique os papéis que cada um dos jogadores assume durante um jogo?

MOBA, ou Massive Online Battle Arena, é uma modalidade derivada dos MMORPGs onde o foco está na disputa entre dois times. Ainda que as classes diferenciem de jogo para jogo, há usualmente cinco papéis diferentes em cada time e a chave para escolher o melhor papel para você, jogador, é saber exatamente lidar com a mentalidade de cada papel.

 

Pensando nisso fiz esse texto explicando a diferença de cada papel e qual sua mentalidade em campo. Usei como base principal do texto o Moba chamado Smite, por ser o que estou mais familiarizado, estou inclusive bem viciado nele. Mas o mesmo pode ser aplicado com algum esforço, para outros jogos do gênero.

 

Caçador – Paciência e pontaria

Irei iniciar com a minha classe favorita em todos os RPGs. A mentalidade dos caçadores é bastante similar a dos caçadores na vida real. Todo o segredo está na paciência, na boa pontaria e claro, conhecer o movimento e mentalidade de sua presa.

 

No começo de Fragmentado (filme que fiz uma análise aqui no site), temos um pai ensinando sua filha a caçar, o seu principal ensinamento é primeiro habituar-se com o movimento da presa, para só então apertar o gatilho. E a mesma lógica pode ser aplicada nos jogos. Não ande com o dedo grudado no botão esquerdo do mouse. Saiba ler sua presa, pense em como ela se movimenta, e só então saiba quando atirar.

 

É necessário sempre acompanhar aquele que você quer atingir e prever como ele irá reagir e, claro, acertar o maior número de vezes possível. Muitos escolhem essa classe pela quantidade de dano oferecida. Só escolha um caçador se sua pontaria está impecável, se você consegue acompanhar o movimento do time adversário, e se você terá paciência para ser aquela pessoa minando ataques básicos no defensor rival.

 

Assassino – Furtivo e letal

Com a habilidade, destreza e furtividade para entrar e sair dos ambientes sem ser notado, deixando um rastro inesgotável de morte por onde passa, porém ainda sim sem ser notado. A presa espera apreensiva pela surpresa que nunca vem e consegue notar sua presença, porém apenas quando é tarde demais. Isso é o que um assassino deve representar em um jogo.

 

A mentalidade do assassino em mobas é justamente saber qual a hora certa de ajudar a rota, percorrer a selva do time e do rival sem ser notado e eliminar jogadores com a maior velocidade e precisão possível. Assassinos não se sustentam numa luta por muito tempo, nem tem como alvos classes mais defensivas como guardiões ou guerreiros, são os personagens mais frágeis seus alvos.

 

Guerreiro – Seja como a água, meu amigo

 

“Esvazie sua mente de modelos, formas, seja amorfo como a água. Você coloca a água em um copo, ela se torna o copo. Você coloca a água em uma garrafa, ela se torna a garrafa. Você coloca ela em uma chaleira, ela se torna a chaleira. A água pode fluir, a água pode destruir. Seja água meu amigo.”

 

Por essa citação do astro de cinema e exímio lutador de artes marciais chamado Bruce Lee, temos aqui uma básica ideia do que representa ser um guerreiro nos mobas. Você tem um dano sustentável como um caçador, combinando suas habilidades num grande combo você também pode ter um dano explosivo como um assassino ou mago, é possível também aguentar dano e defender personagens mais frágeis, como um guardião. Porém em nenhuma dessas habilidades, você é especialista.

 

Essa é a principal mentalidade de um guerreiro, você precisa ser versátil, você pode ser tudo, então seja aquilo que seu time mais precisa na hora. Seja como a água, se adapte a situação, seja a carta coringa da composição da equipe, mas nunca se esqueça de suas limitações. Ainda que você possa fazer tudo que outra classe faz, você não fará tão bem quanto ela própria.

 

Guardião – Proteção pela equipe

Uma catacumba guardando uma relíquia a muito tempo perdida, um aventureiro entra em seus domínios disposto a saquear suas relíquias e então desperta o defensor sagrado do lugar. Dedicado a cumprir sua tarefa de proteger a relíquia e enfrentar seja quem for que invadir esses domínios. Ele não é uma máquina de matar, um assassino disposto a ir atrás de suas mortes. Mas uma força imparável que protegerá um objetivo ou uma pessoa, nem que seja ao custo da sua própria vida.

 

É com esse pensamento que os jogadores que escolhem a tarefa de guardião, ou a função de suporte, devem ter em mente. Você é a parte defensiva. Ao atacar um objetivo em equipe, sua missão é fazer o zoneamento dos inimigos para fora dele. Deve proteger os elos fracos do time, como o mago e o caçador e, não deve se preocupar com “kills” mas sim manter toda sua equipe viva, com o maior número de participações nas batalhas em equipe.

 

Mago – Sagacidade e diversidade

O personagem considerado mais sábio, o estrategista que com uma grande responsabilidade nos ombros, organiza todo o rumo em uma briga entre equipes. Um Gangalf organizando as defesas dos reinos humanos contra a invasão dos Orcs, diversidade é uma palavra importante também, pois há um diverso mundo de magias a serem usadas em diversas posições diferentes. Cabendo ao usuário qual caminho arcano seguir.

 

Esse é o mago que, apesar de ter um posicionamento semelhante ao caçador, na backline de qualquer luta de equipe, tem um controle maior sobre o campo de batalha e com apenas uma magia, pode mudar todo o rumo de uma batalha. É ele responsável pelo dano em área, limpeza das rotas, que incluem uma rotação onde suas habilidades terão melhor proveito do que empurrar estruturas (algo que caçadores e assassinos fazem com mais habilidade)..

 

Magos tem geralmente três escolhas a se especializar nos meios arcanos. Dano muito alto em pouco tempo (burst), controle dos inimigos com magias que prendem, silenciam ou atordoam e suporte, fornecendo curas e melhorias para o time, como velocidade, força ou recuperação de energia. Geralmente os personagens misturam dois desses atributos em suas magias.

 

Conclusão

Espero que tenham gostado desse detalhamento das mentalidades de cada classe. Muitas dessas informações eu peguei da série de vídeos do canal Raynday Gaming chamados “Top 5 Ways To Become A Better (Hunter/Mage/Guardian/Assassin/Warrior)” infelizmente sem tradução para português.

 

Qual classe combina mais com seu estilo de jogo ou mentalidade? O jeito que você pensa bate com a classe que você está mais acostumado? Deixe um comentário abaixo e me diga!

Facebook Comments