Início Reviews e Guias Episódios dos Simpsons que homenageiam filmes clássicos

Episódios dos Simpsons que homenageiam filmes clássicos

4988
2
COMPARTILHAR

Uma das primeiras séries a copiar o modelo de sitcom familiar e transportar para desenhos, Simpsons mantém um grande histórico de sucesso na televisão com grandes enredos e por vezes, grandes homenagens a filmes clássicos. Porém algumas vezes não foi apenas uma cena específica homenageada, mas sim o enredo de um episódio inteiro.

 

Por isso fiz essa pequena lista com os melhores episódios baseados em filmes! Da lista estarão fora os especiais do Dia das Bruxas (que são pequenos curtas) e das cenas das quais apenas uma cena é adaptada (como dito lá em cima). Apenas episódios inteiros homenageando filmes estarão na lista.

topo-3-2-1

Episódio: Cape Feare (Em português: A Ameaça)
Filme inspirado: Cape Fear (Cabo do Medo)
5 temporada

 

Um dos meus episódios preferidos e talvez o motivo de eu ter pensado em fazer essa lista. Baseado no filme de 1991 (que é um remake de um filme de mesmo nome de 1962), fala de um estuprador que após cumprir pena na penitenciária por seu crime, busca vingança contra seu advogado de defesa por acreditar que fora sabotado por ele em seu julgamento, não apresentando uma defesa convincente e forçando sua ida para a prisão.

 

O filme tem Robert de Niro como vilão principal e é um pesado suspense psicológico onde o antagonista é um grande perigo invisível que parece estar em cada esquina e amparado pela lei. A adaptação dos Simpsons obviamente toma um caminho mais leve.

 

Pela segunda vez, Sideshow Bob consegue sair da prisão e dessa vez planeja uma vingança contra Bart por ter frustado seu plano de incriminar Krusty (na primeira temporada e aplicar um golpe do baú na tia de Bart, Selma. A família é colocada sobre proteção policial sob o nome de Thompsons e se mudam para um barco. Lá ocorre o enfrentamento final com o ex-palhaço. O episódio também usou uma trilha sonora pesada e grave de suspense como no filme com De Niro.

topo-3-2-1.jpg

Episódio: Rosebud (Em português: O Ursinho)
Filme inspirado: Citizen Kane (Cidadão Kane)
5 temporada

 

Aclamado filme sendo considerado até hoje como uma das maiores obras do cinema, Cidadão Kane fala da vida de Charles Foster Kane, um garoto de origem humilde que após sua mãe tomar posse de uma mina que rende bastante dinheiro para a família, enriquece e cresce sobre a tutela de um banqueiro para no futuro, ser um milionário poderosíssimo e magnata das comunicações. O primeiro trabalho de Orson Welles que revolucionou o conceito de cinema em narrativa, sonoplastia e edição, seu roteiro foi premiado com um oscar.

 

Na versão dos Simpsons, o enredo gira em torno da paixão de Mr. Burns pelo ursinho que ele tinha quando criança. Além de algumas cenas copiadas quase identicamente, um elemento crítico da narrativa é o que liga as duas obras, mas que pode ser um spoiler para as pessoas que não assistiram o filme.

 

Não é a primeira vez que os Simpsons associam Burns com Kane, no episódio da segunda temporada onde Burns tenta competir para governador, a cena que Burs discursa para a multidão é exatamente igual a do filme, e a cena onde ele se revolta com o resultado e grita “eu sou Charles Montgomery Burns” é também muito semelhante a uma dita por Welles no filme. E não relacionado a homenagem ao filme, mas nesse episódio aparece os Ramones. Então vale a assistida.

topo-3-2-1.jpg

Episódio: Marge on the Lam (em português: As Escapadas de Marge)
Filme Inspirado: Thelma and Louise (Thelma e Louise)
5 temporada

 

Esse filme eu já fiz um pequeno review nesse texto, então não há muito o que dizer. É um grande clássico, apesar de ser relativamente recente, sobre uma road trip entre duas amigas enquanto elas se aventuram e se encrencam cada vez mais com a lei. Um belo exemplo de protagonistas fortes e bem escritas que poderiam servir de lição para roteiristas e diretores até nos dias de hoje.

 

No episódio dos Simpons, também com um tom incrivelmente mais brando, temos Marge em conflito com Homer por este ter prometido levar ela no balet e depois não planejando cumprir com a promessa. Marge então chama espontaneamente uma nova mulher na vizinhança que recentemente se separou. Logo a simples noite de balet com sua nova amiga acaba construindo um forte senso de companheirismo entre a Marge e a personagem, que porém acabam em encrenca.

topo-3-2-1.jpg

Episódio: Bart of the Darkness (Em português: Um Bart na Escuridão)
Filme inpirado: Rear Window (Janela Indiscreta)
6 temporada

 

Disputando atenção com filmes como Festim Diabólico, Psicose e Um Corpo que Cai, Janela Indiscreta é uma das grandes obras de suspense de Alfred Hitchcock. Após ser obrigado a ficar no apartamento depois de um acidente onde teve que engessar a perna, Jeff passa os dias se distraindo observando seus vizinhos pela janela, levando a testemunhar o que parece um assassinato. Cabe a Jeff investigar os acontecimentos e descobrir o que aconteceu, tudo isso da janela de seu quarto, onde o filme todo se passa.

 

Nos Simpsons, Bart também fica engessado e acaba adaptando o péssimo hábito de ficar vigiando os seus vizinhos e acaba também presenciando o que parece ser um assassinato. O suspeito é Ned Flanders e cabe a ele e Lisa investigarem os acontecimentos sem serem descobertos por Ned.

topo-3-2-1

Episódio: Simpson Tide (em português: Na Onda do Mar)
Filme Inspirado: Crimson Tide (Maré Vermelha)
9 temporada

 

Filme de 1995 que mergulha de volta aos anos da guerra fria em sua ambientação ao  colocar a Rússia em meio a uma guerra civil contra forças revolucionárias que estavam se opondo a reabertura democrática e comercial da Rússia (a União Soviética havia terminado em 1989). Os EUA mandam então um submarino nuclear a costa da Rússia para ficar em posição de alerta, após uma mensagem de ataque e outra mensagem incompleta, é instalado um motim encabeçado pelos dois superiores onde um é a favor de dar cabo no ataque e talvez, desencadear a terceira guerra mundial, e o outro em tentar decodificar a mensagem e manter posição.

 

Em Simpson Tide (parece que eles ficaram preguiçosos com o título nesse episódio) Homer se alista na marinha após ser demitido da usina. Devido a sua suposta experiência com energia nuclear, ele é enviado como membro de um submarino nuclear e, após ganhar as graças do comandante, fica encarregado como chefe da expedição. Logo ele é colocado como peça decisiva frente a um ataque de um submarino inimigo. Temos todo o conflito do filme adaptado concentrado em Homer Simpson, que pode causar a terceira guerra mundial com uma decisão sua.

 

Conclusão

Simpsons foi literalmente uma série que cresci assistindo (não a toa, temos a mesma idade) e sem dúvidas muito de minhas curiosidades sobre cinema clássico foram despertadas por episódios do Simpsons. Espero que essa lista os influenciem não só a re assistir a era de ouro da série (da primeira até a nona temporada) como façam assistir os filmes em que esses episódios foram inspirados. (Principalmente Cidadão Kane e Cabo do Medo).

 

Faltou algum episódio do qual você lembra mas não comentei aqui? Deixe sua recomendação nos comentários.

Facebook Comments

2 COMENTÁRIOS

  1. Lembrei do episódio ‘Lisa the drama queen’, que faz referência a ‘Heavenly Creatures’ e do ‘Love, Springfieldian Style’, de ‘Sid & Nancy’. Os segmentos dos episódios de Dia das Bruxas sempre tem um tanto de referência também, né? Amei o Bart People (Cat People). Ótimo post 🙂

    • Olha só, não conhecia o filme “Heavenly Creatures”, após 27 anos os Simpsons continuam surpreendendo e recomendando filmes legais!

      Em “Love, Springfieldian Style” não só Sid & Nancy são adaptados, mas também “A Dama e o Vagabundo” e “Bonnie e Clyde”. Não comentei na lista porque meio que entrava na minha auto proposta regra de só falar de episódios inteiros que são baseados em filmes, mas de fato é uma ótima recomendação, Luciana!

      E obrigado pelo elogio! De uma olhada na página, fiz outras análises e resenhas que espero que você goste tanto quanto gostou dessa.
      Abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here