Início Reviews e Guias Corpo Fechado, o filme de superheróis de Shyamalan

Corpo Fechado, o filme de superheróis de Shyamalan

1572
0
COMPARTILHAR

Diversos filmes de heróis tentam buscar uma abordagem realista em suas adaptações. Kick-Ass, Watchman e principalmente a trilogia Batman do Nolan tentaram até o limite para atingir esse status. Mas, se você quer uma abordagem realista sobre a história dos super heróis, Corpo Fechado é o filme certo para isso.

 

Diretor famoso pelo Sexto Sentido e por reviravoltas incríveis, M. Night Shyamalan passou anos sem fazer um filme aclamado pela crítica que não fizesse jus a seu primeiro sucesso. Estaríamos nós olhando para os filmes errados?

 

Cháimaila… quem?

Vamos lá, você conhece ele! Sexto Sentido foi um grande marco do cinema de suspense. Lançado em 1999 com Bruce Willys no papel do psicólogo infantil que tenta ajudar um menino que conversa com mortos e [spoiler] no final descobrimos que ele é um fantasma também [/spoilers]. O filme trouxe um marco na carreira do diretor como rei dos plot twists (reviravoltas na história) mas… que parece ter se perdido no caminho.

 

A Vila, A Dama na Água, O Último Mestre do Ar, Fim dos Tempos… filme após filme parece que Shyamalan perdeu sua fórmula e cada vez mais parecia que o Sexto Sentido fora seu ponto fora da curva. Mas há um filme dele que trouxe pouca atenção, lançado exatamente depois de Sexto Sentido, que é o foco desse texto.

 

Fantasia no mundo realista

Uma assinatura típica do diretor é dar um ar realista a diversas narrativas que são tradicionalmente do ramo da fantasia. Sexto Sentido foi uma abordagem natural e pé no chão dos aclamados filmes de terror sobrenatural, Sinais trata da reação de uma família bastante comum lidando com uma invasão alienígena. E Corpo Fechado oferece uma narrativa humanizada do personagem para se descobrir um herói num mundo sem eventos sobrenaturais.

 

Breve enredo do Filme

Acompanhamos a vida de David Dunn, estrelado também por Bruce Willis, um ex-jogador de futebol que agora é segurança. Após uma viagem de trem um terrível acidente acontece, matando todos os passageiros com a exeção de David, que saiu praticamente ileso do acidente. Aproximasse então o personagem de Samuel L. Jackson chamado Elijah Price que nasceu com uma doença que faz seus ossos serem extremamente frágeis.

 

Elijah é um obcecado colecionador de histórias de quadrinhos de super heróis, ele pergunta se David alguma vez ficou doente na vida ou se machucou seriamente, Elijah parece acreditar que David possa ser um super herói da vida real, e começa a seguir o segurança tentando convencê-lo disso.

 

Então… um filme de ficção científica?

Na verdade, um filme de horror psicológico! É um pouco difícil explicar um pouco além disso, porque o filme traz surpresas incríveis em seu enredo e eu poderia as estragar comentando aqui. Eu mesmo desconhecia que o tema central da história seria sobre super heróis, eu achava que o tema seria mais como um adicional, algo para chamar a atenção de fãs desavisados.

 

E os grandes elementos do horror psicológico estão ai, há cenas realmente tensas durante o filme, um começo lento e arrastado que estabelece as premissas gerais da história e alguns momentos de ansiedade emocional que nos fazem questionar sobre a sanidade do personagem principal. Tudo tendo como base o arco clássico do super herói de quadrinhos.

 

Não parece convincente?

Eu sei, escrevendo as palavras que coloquei agora parece que eu estou fazendo confusão, mas não posso explicar melhor a história sem estragar a experiência de assisti-la e descobrir o filme por conta própria. Se lhe falta confiança sobre minha recomendações de filmes de horror psicológico, peço que leia minha resenha do filme A Bruxa, e bem, qualquer resenha minha sobre filmes de super herói, que são o que tem de mais abundante nesse site.

 

Conclusão

Corpo Fechado é um filme tenso com uma história surpreendente e com atuações grandiosas de Bruce Willis, Samuel Jackson e Robin Wright (famosa atualmente pelo papel de Claire Underwood em House of Cards), um elenco de peso, uma boa narrativa e um final surpreendente que também é aberto para interpretações e… ele está disponível no netflix! Não há uma recomendação melhor do que essa.

 

Não é da mesma grandiosidade de O Sexto Sentido, mas é um bom filme para dar sequência ao seu legado. Se um dia o M Night Shyamalan retornar a fazer filmes bons, espero que essa obra possa lhe servir de inspiração.

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here