Início Games Análises Mitologia Irlandesa em Undertale e Ragnarok Online

Mitologia Irlandesa em Undertale e Ragnarok Online

4470
0
COMPARTILHAR
mitologia irlandesa undertale ragnarok

Jogos digitais tem uma grande capacidade interativa de adaptar mitologias e dar a elas um aspecto imersivo e enriquecer a narrativa do jogo. As mitologias mais comumente adaptadas são a grega e a nórdica, mas saibam que em alguns casos do jogo Ragnarok e na história principal de Undertale, é a mitologia irlandesa a escolhida para tomar vida. Conheça um pouco da mitologia irlandesa em Undertale e Ragnarok Online:

Ragnarok Online

Ragnarok é um MMO RPG clássico criado na Coreia do Sul com base na mitologia Nórdica. Porém o jogo foi absorvendo mitologias de outros povos em formas de homenagens, as citações mais claras são Brasilis, uma expansão que incorporou monstros como “Curupira” e “Mula sem Cabeça”, além de uma quest que presta homenagem a lenda da Loira do Banheiro e a Iara, ou na expansão de Moscóvia, que homenageia a cultura Russa.

 

Nenhuma expansão fez homenagem direta a mitologia irlandesa. Porém, temos uma homenagem sútil no capítulo que adicionou a “Ilha Esquecida”. Não dá para associar ao certo se a ilha em si é uma homenagem a Irlanda (que também é uma ilha), mas alguns monstros criados na ilha remetem diretamente a mitologia céltica.

10271579_1706145586308612_784031764071134125_n.jpg
A esquerda Banshee no jogo e a direita na mitologia

Banshee

Banshee é uma fada responsável por buscar os mortos na Irlanda, semelhante a concepção das valquírias na mitologia nórdica. Dizem que quando um irlandês escuta uma série de gritos do monstro, é porque esta está contando os dias para sua morte. No jogo o monstro é retratado como um fantasma branco com tons e cabelos roxos, muito semelhante como é geralmente representada em contos, e com a habilidade de sugar energia, de propriedade sombria e da raça demônio.

hell.jpg
Hell Poddle a esquerda e Cwn Annwn a direita

Hell Poddle

Um poodle morto-vivo de cor avermelhada. Na mitologia celta das ilhas britânicas (isso inclui Inglaterra, Escócia, Irlanda e Gales) existem diversos mitos sobre cachorros sobrenaturais das mais diversas formas, mas em sua maioria são grandes cachorros negros, com exceção de Cŵn Annwn.

 

Ele é cachorro branco de orelhas vermelhas que habita o mundo dos mortos Annwn na mitologia celta de origem galesa. Os celtas associam a cor vermelha com a morte, talvez por isso essa encarnação seja toda avermelhada. Sua função é semelhante a das Banshee, com o diferencial que sua voz é alta a distancia, e fica cada vez mais baixa e suave quando aproxima.

 

Gae Bolg e a Serpente Marinha Coinchenn

Em uma das quests para acessar a ilha desconhecida, você precisa solucionar o mistério da família Gae Bolg. Apesar de não ter nada explícito na trama mostrando sua relação, Gae Bolg é o nome de uma lança da mitologia feita da espinha de um monstro marinho em forma de serpente com outros animais chamado Coinchenn. O mais engraçado é que a lança existe no jogo e é entregue por… sim, uma ser chamado Serpente Suprema.

 

Undertale

A história de Undertale sobre uma grande guerra entre humanos e monstros, foi baseada na história folclórica de Lebor Gabála Érenn, (livro das conquistas da Irlanda). Ela fala especificamente da batalha entre Tuatha Dé Danann, os ancestrais mágicos das deidades irlandesas e os descendentes de Míle Espáine, os Milesianos (não, não são os milicianos) invasores provenientes da Espanha.

 

Quem eram os Milesianos?

Míle Espáine, que em gaélico antigo significa “Guerreiro da Hispânia” (região antes habitada por celtas, onde hoje fica a Espanha) é considerado como o descendente gaélico dos irlandeses. Uma profecia dizia que seus descendentes iam governar a Irlanda, apesar de Míle ter passado sua vida a procura da ilha em vão. Foi seu sobrinho, Ith que avistou a ilha da Torre de Breogán, construída por Míle na Espanha (tudo isso no mito, tá gente?).

 

Ith então embarcou com outros descendentes de Míle e de Scota, descendente de faraós egípcios e viúva de Míle, em direção a ilha para conquistá-la. O povo mítico de Tuatha Dé Danann (povo da deusa Danu) eram os habitantes da Irlanda e fizeram o possível para atrasar a viajem com maldições e tempestades, chegando até a matar alguns dos Milesianos. Porém não os impediu de chegarem a ilha e a conquistarem por meio da guerra.

mitologia irlandesa undertale ragnarok online

A Guerra folclórica e o sistema de batalhas de Undertale

Um acordo foi feito para dividir a terra entre os povos e os Melisianos como vitoriosos, ficando com a parte de cima da terra e o povo da Deusa Danu, ficando com a de baixo. Selando para sempre o reino mágico nas colinas de Sídhe.

Devido a esse passado conflituoso entre humanos e monstros na crença popular irlandesa. As fadas e elfos na Irlanda são tratados com carinho para que não se irritem, na esperança queeles sejam pacíficos com os humanos. Isso se reflete diretamente no sistema de batalha do jogo, onde podemos escolher conversar com os monstros ao invés de derrotá-los.

Gosta de mitologia irlandesa? Leia um conto que escrevi sobre um garoto que, ao lidar com a morte de sua vó conhece um elfo e embarca numa viagem misteriosa de auto descobrimento:
https://historiadorgeek.com.br/index.php/2016/07/22/conto-o-grito-da-banshee/

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here