Início Reviews e Guias Ditadura, Revolução e Simbolismo em Jogos Vorazes

Ditadura, Revolução e Simbolismo em Jogos Vorazes

6550
0
COMPARTILHAR

Recente sucesso de filmes para o público jovem adulto. Jogos Vorazes agrada tanto pessoas ligadas ao socialismo ao fazer uma crítica à exploração social, como libertários ao mostrar uma heroína independente que enfrenta um governo centralizador e ditatorial além de servir de inspiração para uma revolução. Há de fatos vários simbolismos e críticas sociais nos dois termos que favorecem esses pontos de vista, conheçam um pouco do simbolismo sutil ou nem tanto na série de filmes Jogos Vorazes.

Estabelecendo o regime social e político

Panem é um grande país com um governo centralizador que explora seus cidadãos enquanto separa os distritos por castas mais e menos importantes, com privilégios e deveres bem delimitados sendo a Capital o grande centro econômico do país. Assim como Star Wars, o governo mantém o controle da população por soldados que servem como uma polícia secreta e são os únicos que portam armas de fogo, enquanto a população lida apenas com armas brancas para poder caçar e se alimentar.

captura-de-tela-2013-04-15-c3a0s-00-10-33.pngMuito mais do que uma mera cópia dos Stormtroopers, os Pacificadores são pessoas comuns que subiram a classe de policiais e usam sua armadura não só para defesa, mas para manter o anonimato. Uma ação comum nas polícias mundiais, principalmente as responsáveis em conter manifestações públicas, o capacete serve também para que não seja possível ver a expressão no rosto do policial. O nome irônico de “pacificadores” também faz parte do teatro de manutenção de poder.

Uma analogia interessante a Star Wars é também o simbolismo das cores. Enquanto em Star Wars a cor preta é feita para identificar o lado negro da força e do império, como em Darth Vader e o Imperador. O branco é comum com os heróis, como a roupa de Léia. Existe a transição das cores em Luke, que usou branco por maior parte da trilogia e começa a se vestir de preto quando considera ficar ao lado de seu pai. E Han Solo, que quando ainda é um anti-herói de moral duvidosa, usa um colete preto por cima de uma camisa branca.Katniss-and-Coin.jpg

Já nos Jogos Vorazes a relação é inversa. Para representar a capital e seu presidente, o branco é predominante enquanto que a cor preta representa a resistência. Como quando Katniss usava branco quando era apenas uma camponesa e trocou por preto conforme se identifica e lidera a revolução. A Presidenta Coin usa preto, mas acaba adotando tons mais acinzentados e claros conforme vai centralizando poder durante a revolução.

Apesar da ideia dos jogos serem tiradas quase diretamente do livro Battle Royale, no universo dos Jogos Vorazes o jogo serve também como entretenimento das massas, para que sirva de distração e que torne a vida difícil de Panem mais aceitável. Talvez uma análise bem clara possa ser feita com a ideia defendida pela Escola de Frankfurt ao que Adorno chama de Indústria Cultural, ao acusar o capitalismo de controlar a cultura de massa com o ideário consumista para manutenção do poder por aqueles que o detêm.

O Simbolismo da Revolução Americana

Não dá pra saber até que certo ponto a autora Suzanne Collins pegou emprestado algumas ideias da revolução pela independência dos Estados Unidos e até que ponto ela usa do simbolismo para valorizar a mesma. Mas não faltam ligações que traçam a luta pela liberdade de Panem com a independência americana.

Assim como Panem, a antiga colônia inglesa se organizava em 13 regiões administrativas, a saber, as 13 colônias. Não há exatamente um mapa oficial do país fictício, mas há um consenso de que o 13º Distrito, que foi destruído por resistir ao poder da capital, fica na região da Nova Inglaterra, onde as principais batalhas disputadas entre americanos e ingleses ocorreram, sendo o resultado delas decisivo no futuro da revolução.

mapa01.jpgNão apenas isso, mas o distrito 12 é conhecido por ser uma região industrial de produtos manufaturados enquanto o distrito 11 fornece bens agrários para a capital. Sendo uma alegoria para o norte industrial americano, e o sul agrário, responsável por exportar fumo e trigo para a metrópole.

A similaridade desses fatos fez brotar teorias de fãs que defendem que o filme é uma alegoria para uma realidade alternativa em que a Inglaterra venceu a guerra contra os EUA e negou sua independência. De certa forma há até os que digam que entregar as crianças como tributos para os jogos, o que causou a revolta dos distritos, é uma alegoria as constantes taxações da Coroa Britânica as colônias, que se não fossem paradas chegariam a esse ponto de tráfico humano.

A figura heroica e independente de Katniss Everdeen se assemelha bastante com algumas imagens histórias dos pais fundadores dos EUA, em especial Washington e Thomas Jefferson. Assim como Washington, Katniss é uma fazendeira comum que sem nenhum treinamento militar consegue com sucesso liderar equipes militares contra o poder da capital.

Caso não tenha assistido ao último filme da série, recomendo evitar o último parágrafo por conter spoilers do filme.jefferson.jpg

[spoiler] E assim como o fazendeiro Yeoman idealizado de Jefferson, Katniss após a vitória dos insurgentes não opta pela vida política, e sim acaba voltando a sua pequena propriedade para continuar sua vida e constituir família. Abrigando uma fazenda auto gerida e autossustentável. O próprio ato rebelde de matar a Presidenta Coin quando ela concentra poderes sobre si e passa a mentir para os cidadãos de Panem, se assemelhando bastante a figura do Presidente Snow. Katniss mostra a importância da individualidade e descentralização de poder na revolução, para que não ocorra a tomada de outra figura ditatorial ao poder. [/spoiler]

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here