Início Games Análises Algo de Frankenstein em Resident Evil e Parasite Eve

Algo de Frankenstein em Resident Evil e Parasite Eve

2030
0
COMPARTILHAR
Questionamentos de Frankenstein em Resident Evil e Parasite Eve

Como Frankenstein, um livro da literatura gótica do século XIX, pode trazer discussões de jogos de terror e ficção científica como Resident Evil e Parasite Eve? Me acompanhe nessa jornada!

Frankenstein no berço da ficção científica

Considerado o primeiro livro de ficção científica da história, Frankenstein de Mary Shelley conta a história do Dr. Frankenstein. Um médico obcecado pelo conhecimento sobre a biologia e funcionamento do corpo humano que decide recriar a vida humana com suas próprias mãos.

Criando uma espécie de monstro de partes humanas mortas que, uma vez consciente, não reconhece seu lugar no mundo. A criatura passa a aterrorizar o doutor e pessoas próximas a ele em busca de respostas.

O livro de Shelley é um clássico absoluto do horror e deixou marcas permanentes no gênero durante séculos. Obviamente, essa influência seria refletida e difundida nas mais diversas mídias artísticas até os dias de hoje.

Dois temas centrais do livro são bastante comuns e merecem atenção, são eles: a) A tentativa de superação a morte, que seria a inspiração do Doutor Frankenstein em criar o monstro e b) um ser que tome consciência de si e se confronte com a ideia de existir, que é passagem de quando o monstro passa a existir e questionar seu propósito no mundo.

c3adndice.jpg

Zumbis como a luta contra a morte

Tratando principalmente do primeiro ponto e revivendo a estética de George Romero e seus filmes de zumbis, Resident Evil é mais um exemplo a esse grande escopo anticientífico do terror.

Criado como uma fórmula de rejuvenescimento que pode recuperar células mortas. A empresa farmacêutica multimilionária Umbrela falha em seus projetos e acaba criando uma forma de raça de mortos vivos.

Mesmo não tendo o resultado esperado, a empresa ainda tenta manter o controle sobre essa nova criação e procura vender o projeto para o governo americano como armamento limitar, causando todo o círculo de desgraças cometido aos protagonistas do jogo e espalhando o caos por Racoon City.

Analogamente, a obsessão da ciência com a prevenção da morte pode ser visto também em menor grau no jogo Parasite Eve, que na verdade é uma sequência de um livro homônimo de Hideaki Sena. Contado brevemente durante o jogo, a história original se passa no Japão, onde após um acidente de carro, Kiyomi tem falência cerebral.

Eve, a personificação da revolução mitocondrial, influencia o marido de Kiyomi e um doutor para que o rim dela seja transplantado para uma adolescente. Ao mesmo tempo em que suas células são cultivadas em laboratório, se preparando para o momento de que possa tomar controle do corpo e criar o “ultimo ser”. Um corpo de pura energia.

Assim, Parasite Eve nos trás também o outro tópico assustador levantado por Mary Shelley, um organismo que tem ciência em existir. Eve tem poder inclusive de influenciar o livre arbítrio de humanos próximos a ela, e em busca da supremacia das mitocôndrias como seres reinantes, ela busca o extermínio da raça humana.

Frankenstein como narrativa de inteligência artificial

A senciência também é abordada em narrativas que envolvem a inteligência artificial. Podemos considerar uma evolução da ideia original de Shelley. A ideia é uma consciência eletrônica que sozinha, terá consciência de si mesma e assim, não poderá mais ser desligada ou manipulada.

2001201-product-feature-740x448.jpg

Assim como o monstro de Frankenstein, essa nova inteligência artificial se ressente com a humanidade e ou tenta escraviza-la. Exemplos disso se encontram nana trilogia de filmes Matrix, onde funciona em uma ética pragmática e fatalista que desconsidera a vida humana em favor da autoproteção.

Em “2001: Uma odisseia no espaço” e “Eu, Robô”, buscando a autopreservação, e com o vilão Ultron, dos quadrinhos e filmes da Marvel, que vê na destruição da humanidade, a única salvação para o mundo.

É interessante notar que todos esses temas são abordados no livro. A primeira morte cometida pelo monstro é em sinal de auto defesa e proteção da própria vida.

Dessa forma, ao tentar reconciliar com seu mestre pedindo que ele construa uma parceira para si, ele escraviza seu mestre pelo horror. Ameaçando-o e, finalmente, quando seu mestre se recusa a cumprir o planejado, promete extermina-lo.

Conclusão

Sendo assim, Frankenstein, uma novela escrita no início do século XIX por uma garota de 19 anos, serve como marco definidor do gênero e se mantém atual, influenciando jogos tão diversos como Resident Evil e Parasite Eve.

Tendo seus questionamentos sobre superação da morte e propósito da existência no mundo não respondidos até hoje e atualizados nas mais diversas formas narrativas.

LEIA MAIS:

Frankenstein e o existencialismo

Por uma definição de Survival Horror nos jogos digitais

Tradução: A influência do horror italiano no Survival Horror

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here