Início Cinema e Séries Análise As diversas influências de Silent Hill

As diversas influências de Silent Hill

5706
0
COMPARTILHAR

Twin Peaks, Jacob’s Ladder, Carrie a Estranha e… um tira no jardim da infância? Silent Hill é sem dúvida um jogo com diversas referências e influencias estéticas da cinematografia americana. Criado por uma equipe japonesa para que apelasse para o mercado ocidental de jogos e tivesse uma aspiração hollywoodiana, a equipe usou diversos recursos visuais da cinematografia americana para transparecer realidade e familiaridade do público americano no ambiente do jogo.

Jacob’s Ladder (Alucinações do Passado)  – 1990

Todo o visual de otherworld, o mundo paralelo da série de jogos, foi influência das cenas de horror gráfico do filme Jacob’s Ladder (alucinações do passado), de 1990. No filme, Jacob é um veterano da guerra do Vietnam que sofre com estresse pós-traumático e passa por momentos de alucinação e paranoia. No filme, fica subentendido que ele fez parte de uma experiência governamental durante a guerra. Algumas cenas foram adaptadas quase que diretamente para o jogo, como a cena do metro (SH3 e 4) e do hospital (SH1) assim como o efeito de cabeças que movem com velocidade absurda.

Confira minha resenha do filme Jacob’s Ladder no link abaixo:
https://historiadorgeek.com.br/index.php/2016/09/09/jacobs-ladder-o-classico-que-influenciou-silent-hill/

Twin Peaks – 1990

Para o visual da cidade em fog world, apenas com a névoa tomando conta, Silent Hill empresta não só a referência visual, como também a sonoplastia da série Twin Peaks. Ambas cidades estariam localizadas em áreas suburbanas do EUA. E representam uma cidade turística. Desde a névoa até a arquitetura das casas e estabelecimentos comerciais. Todo o clima misterioso e estranho da série foi passado para os jogos.

sem-tc3adtulo.png

Kindergarten Cop (Um Tira no Jardim da Infância) – 1990

Para dar um ar de familiaridade e realidade na escola “Midwich Elementary” a equipe criadora usou como referencia visual nada mais nada menos que a o filme “Um Tira no Jardim da Infância” com Arnold Schwarzenegger. Longe do ambiente leve da comédia familiar, a equipe japonesa usou as referências do filme para construir o visual da escola e deixou inclusive alguns easter eggs durante o jogo que são cópias exatas de pôsteres e imagens do filme.

escola-silent-hill

Carrie (Carrie, a Estranha) 1976

Uma referência mais no enredo e história de fundo e menos visual temos em Carrie, filme de 1976 adaptado do livro de Stephen King. A relação da mãe religiosa com a menina com poderes sobrenaturais, bem como o bullying sofrido por Alessa na escola são influencias claras do filme.

4.jpg

The Mist (O Nevoeiro) – 2007

Uma influencia reversa e irônica foi no filme “O Nevoeiro” de 2007, também adaptado de uma obra de King, escrita em 1980. Os criadores se inspiraram na névoa descrita no livro, que cobre a cidade e traz monstros bizarros como insetos gigantes e pterodátilos, porém sem nenhuma referencia visual, já que ainda não existia adaptação do conto. Quando o filme foi criado 8 anos depois, os monstros ficaram bem semelhantes aos apresentados durante o jogo.

Essas referências estéticas de outras obras trazem um valor singular na apreciação do jogo, dando uma atmosfera única que diversos outros jogos tentaram imitar sem sucesso, passear pelas ruas de Silent Hill é viver um pouco em cada obra em que ela se inspirou.

Conhece outras influências de Silent Hill? Comente com a gente!

 

 

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here