Início Análises e Teorias Quem é Lisa Garland – Silent Hill 1

Quem é Lisa Garland – Silent Hill 1

273
0
COMPARTILHAR

Gostaria de falar da minha personagem preferida, do meu jogo favorito da série. Lisa Garland em Silent Hill 1. Pretendo fazer um texto livre de spoilers até a conclusão do texto. Lisa é um personagem com uma história trágica e misteriosa que representa bem a estética sombria e enigmática do jogo. Diferente dos outros personagens apresentados durante o jogo que aparecem no “fog word”, Lisa é a única que aparece apenas no “otherworld” (mundo paralelo e distorcido), enquanto todas as manifestações dos pesadelos de Alessa estão mais potencializadas.2ldwp4z

Reparem no jeito e personalidade da personagem. Com um jeito hora calmo e afetivo, às vezes assustado e necessitado de proteção. O que pra mim sempre foi o ponto alto da personagem em si, que a faz diferenciar potencialmente dos outros personagens apresentados na história do jogo, às vezes até é alvo de crítica por ser uma “idealização” da persona feminina, frágil e carinhosa.

Parte da função de Lisa na narrativa é fazer com que o jogador se questionar em qual mundo realmente está, perguntando qual dimensão é de fato a “realidade” e qual personagem fala a verdade, se ela ou Cybil, a contraparte mais séria e firme que traz um tom de sobriedade para a história lisaquando estamos na realidade mais “séria” do jogo.

Com a cidade alternando de realidade constantemente no jogo, apenas no final, quando os pesadelos de Alessa entram em colapso e o jogador vai parar no “Nowhere”, Harry encontra o diário de Lisa e enfim é explicado quem realmente Lisa é. Aliás, a cena dessa explicação é para mim, uma das melhores cutscenes da geração 32 bits dos videogames.

A Lisa que conhecemos no jogo não é de fato a enfermeira que cuidou de Alessa, mas sim uma idealização dela, por isso essa personalidade tão carinhosa. Lisa ao conhecer o porão do hospital, toma consciência que é mais uma das enfermeiras monstro, abandonada por Harry Mason que a afasta quando descobre a verdade, a representação de Lisa se desfaz com sangue escapando pelos poros. Bem, a despedida de fato ocorre no final, quando a representação dela volta para buscar Kauffman em um dos finais do jogo.

 

Confira a cena da transformação de Lisa no link embaixo.

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here